eSocial Doméstico fora do ar atrasa pagamento da folha de dezembro

eSocial Doméstico fica fora do ar nesta segunda e atrasa pagamento da guia do eSocial de Dezembrohttps://extra.globo.com/economia/esocial-das-domesticas-fica-fora-do-ar-atrasa-pagamento-da-folha-de-dezembro-24822962.html

O eSocial Doméstico, sistema que unifica toda a administração de contribuições sociais e previdenciárias das trabalhadoras domésticas, esteve instável nesta segunda-feira (4).

Por alguns momentos, o sistema ficou até mesmo fora do ar.

Assim, empregadores que tentaram gerar a guia do eSocial (DAE) referente à folha de dezembro e 13º salário tiveram muitas dificuldades para utilizar o sistema.

Atitudes da instituição

Com a ciência de que o sistema apresentava fortes instabilidades, o governo promoveu atualizações no sistema.

A Receita Federal, porém, não informou quando o eSocial Doméstico estará totalmente restabelecido para uso.

Enquanto isso, o prazo para pagamento da guia do eSocial referente a dezembro termina já no dia 7 (quinta-feira). Lembrando que essa guia ainda é paga com o salário mínimo de 2020, e não com o novo salário mínimo de 2021.

Legislação

Conforme o previsto na legislação das domésticas, o salário da empregada doméstica deve ser pago sempre até o 5º dia útil de cada mês, incluindo sábado como dia útil.

Além disso, o INSS referente ao 13º salário é pago em guia separada, que é disponibilizada no sistema do eSocial em dezembro, com vencimento em 7 de janeiro do ano seguinte.

No caso de desrespeito ao prazo, o cálculo dos valores serão acrescidos de 0,33% de multa para cada dia de atraso.

O que o empregador deve fazer?

Como se trata de um problema vindo diretamente no sistema central de administração da folha de pagamento da doméstica, não há o que o empregador possa fazer: a solução é aguardar até que o sistema esteja normalizado.

Evite chateações como essa

Talvez a pior parte de ser um empregador doméstico seja lidar com a burocracia e toda a legislação, principalmente nesse ano de pandemia, que trouxe muitas novidades para o emprego doméstico.

E é por isso que existe a iDoméstica: para resolver.

Queremos eliminar a burocracia do emprego doméstico e ganhar tempo para o empregador, que tem coisas mais importantes com que se preocupar.

Através de um atendimento de excelência, nossa equipe faz a gestão de toda a folha de pagamento da empregada doméstica, incluindo cálculos e acompanhamento da legislação.

Tudo isso para conferir ao empregador, ao mesmo tempo: tranquilidade e segurança jurídica.

Por um mundo com menos burocracia e mais tempo, conheça a iDoméstica.