Finanças: Confira dicas para te ajudar organizar os gastos no final de ano

O final de ano é bastante aguardado pelos brasileiros que aproveitam para fazer viagens, matar a saudade da família e, aliado à isso, estão as confraternizações e presentes que resultam em gastos que não muitas vezes não estavam previstos e, de certa forma, são inevitáveis.

Mas saiba que para evitar surpresas é preciso fazer um planejamento.

O primeiro passo é colocar no papel todas as suas contas, expectativas de gastos e quais os planos para aproveitar as festividades ao lado da família.

Então, separamos algumas dicas para te ajudar a equilibrar orçamento e organizar suas finanças sem deixar de comemorar o final do ano. 

Planejamento

Sabemos que muitos brasileiros utilizam o 13º salário que será recebido nos próximos dias, o cartão de crédito e até mesmo fazem empréstimos para garantir as compras de Natal e Ano Novo, mas essa atitude pode te atrapalhar. 

Então, aproveite e quite suas dívidas e evite fazer novas contas que possam prejudicar seu orçamento.

Essa é uma etapa importante e te ajuda a conhecer sua rotina, então, anote todos os seus gastos e estabeleça metas financeiras para o próximo ano. 

Prioridades

O mês de dezembro está se aproximando e com ele começam a aumentar as informações que estimulam o consumo.

Mas não permita que essas informações te levem à gastar recursos que poderiam ser melhores empregados com planejamento. 

Então, crie uma lista de prioridades e destaque o valor que você têm para utilizar em compras, que além de presentes, podem ainda ser para o supermercado, por exemplo. 

Assim, você não se esquecerá do que realmente precisa ser comprado e feito no final de ano. 

Presentes

Sabemos que dar e receber presentes é maravilhoso, mas você não precisa extrapolar e gastar fortunas para demonstrar seu amor e carinho aos familiares.

Por isso, veja seu orçamento e se organize para não se endividar por causa dos presentes. 

Atualmente, existem várias opções de objetos à preços acessíveis, mas é fundamental que as antes de comprar, você defina o valor que você tem para gastar e, depois, pesquise as opções.

Para quem quer economizar também vale usar a criatividade em presentes personalizados.

Compras

Não deixe as compras para a último hora, pois, além de enfrentar filas enormes nas lojas, você também gastará mais porque os preços costumam aumentar no final de ano.

Além disso, se optar por comprar on-line, pode ser que não dê tempo de receber o presente ainda este ano. 

Então, se antecipe e organize as compras com antecedência.

Uma ótima ferramenta para te ajudar a pesquisar é a internet.

Também dá pra aproveitar ótimos descontos durante a Black Friday. 

Reserve 

Para evitar surpresas, deixe reservado um valor que poderá ser utilizado em qualquer imprevisto ou aproveite esta época para começar a investir.

O mercado financeiro têm oferecido opções que podem te ajudar a entender como funcionam os investimentos e assim, você poderá decidir qual a melhor opção para guardar seu dinheiro e utilizá-lo de forma mais inteligente.

Um dos recursos que você pode utilizar para isso é o 13º salário.

Pagamento 

Se você fez seu planejamento, já sabe qual valor têm para as suas compras, então, procure deixar de lado o pagamento parcelado.

Isso pode comprometer suas finanças no próximo ano, quando chegam os gastos com impostos, escola, dentre outros. 

Por isso, não abuse do cartão de crédito e, se possível sempre pague à vista, pois, assim você pode conseguir bons descontos.

Lembre-se também de nunca emprestar o cartão de crédito, pois, os riscos desta ação são muito grandes e você poderá se ver endividados com contas que não são suas. 

Organização

Faça suas metas e planejamento para 2021 ainda esse mês.

Além de poupar dinheiro e utilizá-lo de forma consciente, você estará se organizando para o novo ano.

Isso também pode ser feito com a ajuda de aplicativos, blogs sobre educação financeira ou ainda uma agenda onde você poderá anotar todas as informações sobre sua vida financeira. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda