Cadastro indevido no SPC e Serasa da direito a indenização?

Você sabia que um cadastro indevido no SPC ou Serasa te dá direito a uma indenização? Entenda agora como ser indenizado de forma online!

A dificuldade financeira e inadimplência são problemas já bem frequentes entre os brasileiros que não conseguem honrar suas dívidas.

O problema é que, além dos casos em que a pessoa tem consciência de que está sendo cobrado por uma dívida legítima, há um grande número da população brasileira que está negativada indevidamente sem nunca ter deixado de pagar uma única conta.

Ou seja, existem consumidores que estão com o cadastro indevido no PSC ou Serasa e podem sofrer as mesmas consequências que qualquer consumidor negativado.

Como acontece o cadastro indevido no SPC ou Serasa?

Muitos dos consumidores que estão com cadastro indevido no SPC ou Serasa sequer sabem que se encontram nessa situação.

E, por conta desse desconhecimento, só acabam descobrindo quando vão solicitar um empréstimo no banco, pedir um cartão de crédito, financiar um imóvel ou algo semelhante.

Normalmente, a o nome negativado indevidamente acontece quando a empresa comete o erro de cadastrar o CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito ou mantém uma dívida que já prescreveu.

Porém, é muito importante saber identificar quando um cadastro no SPC e Serasa é feito de forma indevida.

Para isso, existem algumas situações em que a negativação indevida está presente. São elas:

  • Pagou a conta ou dívida e o nome continua negativado;
  • Você está sendo cobrado por um serviço que nunca contratou ou um produto que não comprou,
  • Nome negativado por conta de um golpe ou fraude, se seus documentos foram clonados ou falsificados,
  • Negativação por cobrança em duplicidade, cobrado 2x ou mais por serviços contratados ou produtos adquiridos,
  • Negativação mantida após 5 dias úteis do pagamento da dívida, ou seja, você já pagou a dívida, mas seu nome não foi limpo em até 5 dias,
  • Negativação mantida após 5 anos da inclusão do nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

Essas situações também podem acontecer devido a erros de cadastro ou mesmo entre homônimos.

E os prejuízos para quem tem o nome negativado são gigantes.

Quais os prejuízos de ter um cadastro indevido no SPC ou Serasa?

Além de impedir novas contas bancárias e linhas de crédito, existem outras atividades comuns do dia-a-dia que podem ser prejudicadas por conta de um cadastro indevido no SPC ou Serasa como:

  • Impedir contratações, dependendo da empresa;
  • Barrar posse em concurso público do setor bancário;
  • Cancelamento de cheque e de cheque especial;
  • Matrícula em universidades privadas;
  • Rompimento de negócios que estavam em andamento;
  • Impedir aluguel de imóveis.

Considerando o severo impacto de estar negativado indevidamente, é muito importante que o consumidor saiba como consultar seu CPF em caso de cadastro indevido.

Leia também: Como saber se meu CPF está sujo sem sair de casa?

Como consultar o cadastro indevido nos órgãos de proteção ao crédito?

Você deve estar se perguntando: E como consultar cadastro indevido no SPC e Serasa?

É mais simples do que parece! Exceto no caso do SPC, é possível consultar gratuitamente nos bancos de dados do SERASA e do SCPC se o seu nome foi negativado, basta acessar os links a seguir e seguindo o passo a passo:

Serasa Consumidor

  1. Crie uma conta no Serasa Consumidor para consultar o seu CPF e clique em “cadastre-se grátis” e preencher os dados;
  2. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar a situação do seu CPF;
  3. Na opção de “dívidas negativadas”, busque o seu comprovante de nome negativado.

Leia também: Como saber se meu nome está sujo? Veja 3 formas

Consumidor Positivo/ Boa Vista SCPC

  1. Acessar o site Consumidor Positivo e clicar em “Consulta CPF grátis”;
  2. Quem não é cadastrado deve fazer a inscrição e depois digitar o e-mail e a senha;
  3. Em seguida, o site informa se consta algum registo no SCPC.

É possível, também, realizar a consulta gratuita nos postos físicos da SERASA, SPC e SCPC, apresentando um documento com CPF e foto.

Consulte as agências mais próximas de você nos seguintes sites:

Está com um cadastro indevido no SPC ou Serasa? Você pode ser compensado em dinheiro! Verifique grátis agora mesmo se seu caso é qualificado!

Posso receber indenização por cadastro indevido no SPC e Serasa com a ajuda da Resolvvi?

Se você foi negativado indevidamente, ou seja, está com o cadastro indevido no SPC e Serasa, você pode ser indenizado por isso.

O motivo da compensação em dinheiro para o consumidor negativado é em razão das severas consequências do cadastro indevido.

Atenção: É entendimento da justiça que, caso o consumidor já possua dívidas legítimas registradas no SPC/Serasa no momento da negativação indevida, não é possível buscar uma indenização por danos morais (súmula 385 Superior Tribunal de Justiça).

Se seu nome está com um cadastro indevido nos órgãos de proteção ao crédito e você deseja ir em busca dos seus direitos, basta contar com a ajuda da Resolvvi!

Como receber indenização por cadastro indevido?

Para ter seu nome limpo e receber uma compensação em dinheiro com a ajuda da Resolvvi basta cadastrar seu pedido em nosso.

Vamos verificar se seu caso é qualificado a receber uma indenização.

E tudo isso no nosso jeito Resolvvi de buscar seus direitos: online, sem burocracias, sem audiências e com segurança!

Porém, é importante saber como comprovar a negativação indevida.

Dentre as provas necessárias para seguir com um pedido de indenização precisamos que nos envie:

  1. Comprovante da negativação. É necessário que você constate que a dívida está registrada como negativação em algum aplicativo de proteção ao crédito, como o Serasa ou Boa Vista.
  2. Comprovante de pagamento das parcelas: para casos em que você contratou e pagou pelo serviço, mas mesmo assim foi negativado.

Quer saber como comprovar a negativação indevida? Leia este conteúdo e tire suas dúvidas.

Há também as provas adicionais que podem ajudar a fortalecer o seu caso, são elas:

  • Troca de mensagens/e-mails com a empresa.
  • Comprovação de prejuízo sofrido (ex. negativa de crédito em banco, perda de emprego).

Após o completar o cadastro, o primeiro passo é tentarmos um acordo diretamente com a empresa. 

Eles terão um prazo de 10 dias úteis para nos dar uma resposta e uma proposta de acordo.

Caso não seja possível um contato com eles, começamos a elaboração do pedido judicial para dar entrada na justiça.

Lembrando que, mesmo que a empresa limpe seu nome no meio do processo, seguiremos em busca da indenização por danos morais, já que a empresa fez a negativação de forma indevida.

Se você teve um cadastro indevido no spc ou serasa não deixe de ir em busca dos seus direitos! Estaremos aqui para te ajudar!

Quer saber se seu caso é qualificado a uma indenização? Verifique grátis agora mesmo e exija seus direitos!

Por: Marcela Albuquerque

Fonte: Resolvvi

Imagem: resolvvi