Mensagens de final de ano 2020: como emocionar em tempos de pandemia

Quando o fim de ano se aproxima toda a empresa começa a entrar em clima festivo e de comemoração. Assim, é comum que os setores de Recursos Humanos organizem diversos tipos de eventos para celebrar a chegada do novo período. Nesse sentido, a procura por mensagens de final de ano 2020 já está aumentando. 

Afinal, não é segredo que esse foi um ano atípico. A pandemia do novo coronavírus mudou todo o nosso formato de comunicação e trabalho, fazendo com que todas as corporações passassem por transformações gigantescas e tivessem que se adaptar.

Sendo assim, usar essa época de fim de ano para conversar com os funcionários e os parabenizar por resistir a todas as adversidades é muito importante. Sabendo disso, aqui neste artigo abordaremos pontos como:

  • como a pandemia transformou as confraternizações de fim de ano;
  • como confraternizar a distância;
  • 6 dicas para criar mensagens de final de ano 2020.

Desse modo, não vai ser difícil para você e para a sua empresa viverem um momento de celebração, união e confraternização com todos os colaboradores da equipe. Continue acompanhando e descubra tudo! Boa leitura!

Como a pandemia transformou as confraternizações de fim de ano

Não é segredo que o ano de 2020 tem sido atípico em diversos sentidos. Afinal, a situação de pandemia que vivenciamos hoje nunca foi enfrentada por nenhuma das gerações, se mostrando um verdadeiro desafio aos moldes convencionais de trabalho e convivência em todos os aspectos. 

Nesse sentido, as empresas também estão precisando se adaptar. Desde o espaçamento entre os colaboradores nas linhas de produção até a adoção de formatos home office, todos os setores das companhias passaram por intensas transformações para que pudessem continuar funcionando. 

Sendo assim, é evidente que as confraternizações de fim de ano também precisam mudar. 

As antigas festas que reuniam todos os colaboradores e aconteciam em clima de celebração não são seguras e nem adequadas. 

Portanto, encontrar um novo formato que abranja a todos e ainda assim mantenha o decoro necessário é muito importante. 

Por esse motivo as reuniões online estão se tornando cada vez mais populares. Por meio de aplicativos como Google Meet, Skype e Zoom, os gestores conversam com seus colaboradores e acompanham o seu desenvolvimento, tanto dos que estão em home office quanto de quem já voltou à sede da companhia. 

No entanto, o fim de ano exige ir mais além do que simples encontros através da web. É preciso resgatar o clima natalino e, através dele, mobilizar a empresa como um todo, trazendo os funcionários para mais perto e introduzindo a todos na cultura organizacional da companhia. 

Como confraternizar a distância: 3 formas de celebrar em segurança

Devido a segunda onda de contágio do novo coronavírus que estamos vivendo atualmente, várias das medidas de contenção que foram afrouxadas nos últimos tempos estão voltando a tona. 

Assim, fechamento do comércio, suspensão de eventos e toque de recolher já são regras em diversas regiões do país, visando a segurança dos cidadãos de todas as classes. 

Por esse motivo, realizar a famosa festa ou reunião de fim de ano já está fora de cogitação.

Sendo assim, separamos aqui algumas dicas bem bacanas para as empresas que desejam comemorar o fim de ano com seus colaboradores, mas sem abrir mão da saúde de todos. Confira a seguir! 

Distribuição de um vale para os funcionários 

Quem não gosta de ganhar um presente da empresa no fim do ano, não é mesmo? Comumente, a companhia distribui cestas natalinas e outros presentes especiais para os seus colaboradores, como uma forma de agradecimento pelos serviços prestados. 

Como as aglomerações devem ser evitadas, uma ótima ideia para não deixar essa tradição de lado é fornecer um vale para os colaboradores. 

Ou seja, determinada quantia em dinheiro para que ele possa celebrar com a família e fazer aquele jantar especial de natal. Assim, de forma segura, pode-se retribuir e proporcionar um momento especial para o funcionário.

Reunião online

Segundo artigo publicado na CNN, a demanda por reuniões online cresceu cerca de 500% durante a pandemia. 

Afinal, com o trabalho remoto a necessidade de encontrar um meio de manter contato cresceu, sendo essa uma ótima ideia para conversar com os colaboradores. 

Nesse sentido, criar uma reunião online com os funcionários também é bem bacana. Ela deve ser rápida e sem muitas delongas, mas transmitir a mensagem de agradecimento e celebração que o fim do ano exige. 

Vale lembrar que essa dica funciona melhor com empresas menores e que possuem poucos funcionários. Assim, todos podem se conectar e conversar com a gestão sobre os desafios que 2020 apresentou e também brindarem por um 2021 muito melhor.

Live da empresa

A live da empresa é uma ótima ideia para transmitir as mensagens de final de ano 2020 quando a companhia possui muitos funcionários. 

Por meio dela todos os colaboradores podem assistir e confraternizar, mas sem a necessidade de se conectar de maneira individual. 

Caso a companhia possua estrutura que permita o distanciamento, transmitir a live para os colaboradores durante o horário de trabalho pode ser bem bacana. Se esse não for o caso, solicitar que os funcionários se conectem individualmente é o mais indicado.

Porém, é sempre importante ressaltar que os assuntos de trabalho não devem ser tratados fora do horário profissional, abrangendo os momentos de descanso do colaborador.

Mensagens de final de ano 2020: 6 dicas para emocionar os colaboradores

Só quem é ativo profissionalmente sabe dos desafios que é trabalhar durante o dia a dia. Entre as dificuldades da rotina é preciso sempre se manter motivado para realizar as demandas de forma adequada. 

Sendo assim, quando chega o fim de ano é obrigação da empresa prestar um bom agradecimento aos seus colaboradores por todo o esforço realizado. 

No entanto, não é segredo que a atual pandemia está criando um cenário totalmente atípico. Por esse motivo, os setores de Recursos Humanos precisam criar textos diferentes, os quais sejam capazes de confortar e transmitir a união que esse momento tão delicado exige.

Para isso, alguns simples detalhes podem fazer toda diferença. Sabendo disso, separamos aqui 6 dicas para ajudar você e a sua empresa a criar mensagens de final de ano 2020 que sejam capazes de emocionar todos os seus colaboradores. Confira mais abaixo!

Agradeça pelo trabalho dele

Como citamos anteriormente, 2020 sem dúvida alguma foi um ano de muitos desafios. Problemas físicos e psicológicos aumentaram significativamente, tornando a vida pessoal de seus colaboradores muito mais complicada. 

Por esse motivo, um dos fatores mais importantes a serem considerados para criar mensagens de final de ano 2020 é agradecer pela dedicação colocada no trabalho. 

Afinal, se manter firme nas demandas mesmo com tantos problemas é sinônimo de muito empenho e respeito pela companhia, o que deve ser reconhecido e louvado pela gestão. 

Sendo assim, foque bastante nisso e se mostre grato em todos os aspectos. Esse sentimento de valorização costuma ser um grande motivador aos funcionários, que se sentem retribuídos por seus esforços

Portanto, a mensagem de fim de ano funcionará não apenas como um agradecimento, mas também um incentivo para a dedicação dos colaboradores em 2021.

Deseje coisas boas não só para ele, mas para todos ao redor

Sem dúvida alguma o ano de 2020 trouxe mudanças estruturais em todos os aspectos da nossa vida. Por esse motivo a união é um sentimento que sempre deve ser incentivado, para que possamos passar juntos por todas as dificuldades.

Sendo assim, quando agradecer aos seus funcionários, não pense somente nele de forma individual. Lembre também de celebrar as pessoas que estiveram junto com ele durante toda essa jornada, fornecendo apoio psicológico e o incentivando a passar por todas as fases ruins. 

Afinal, de algum modo todas essas pessoas também ajudaram e fizeram parte dos resultados que sua empresa atingiu. 

Portanto, as mensagens de final de ano 2020 devem vir carregadas de um sentimento de pertencimento, onde todos se sentirão acolhidos e apoiados para continuar enfrentando os desafios da pandemia. 

Lembre dos cuidados com a saúde, uma vez que ainda estamos em pandemia

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão de início para vacinação em massa aqui no Brasil é em março de 2021. No momento a maior expectativa é pela medicação criada pelo Instituto Butantã, localizado no estado de São Paulo. 

Tendo em vista o avanço dos estudos para imunização e os duradouros meses de pandemia, muitas pessoas já estão começando a deixar de lado os cuidados com a saúde. 

Afinal, é evidente que se manter usando máscara, longe do contato social e utilizando demais equipamentos de segurança pode ser extremamente cansativo e desgastante.

No entanto, é fato que o vírus continua no ar e causando danos irreparáveis ao redor de todo o mundo. 

Sendo assim, mesmo que esse processo seja moroso, é preciso continuar com os mesmos cuidados do início da pandemia, cuidando da própria saúde e de todos aqueles que amamos. 

Por esse motivo, ao criar mensagens de final de ano 2020, não esqueça de relembrar seus funcionários de continuarem se cuidando. Para isso, reforce as principais medidas de segurança, mas tente manter tudo de forma leve, para não causar mal estar.

Com isso você demonstrará preocupação com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, assim como de seus colegas, amigos e familiares.

Na medida do possível, tente criar mensagens individuais para seus funcionários

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde, até hoje houve 177.317 falecimentos em decorrência da COVID 19 somente aqui no nosso país. 

Ou seja, são quase 200 mil brasileiros que perderam a sua vida por complicações com o novo coronavírus.

Nesse cenário, a probabilidade de que a sua empresa já tenha sofrido com a perda de funcionários é grande, assim como a de alguns colaboradores terem perdido algum ente querido. 

Esse fator com toda a certeza tornou o ano dessas pessoas ainda mais complicado, exigindo muito de seu psicológico. 

Por esse motivo, na medida do possível, tente identificar quem foram esses colaboradores e crie mensagens de final de ano 2020 individuais para eles.

Preste as condolências da empresa em relação à perda e coloque toda a equipe à disposição para fornecer o apoio necessário nesse momento. 

Esse cuidado especial com toda a certeza fará toda diferença para os funcionários, que não se sentirão sozinhos enquanto passam pela perda. 

Além disso, lembre-se também de prestar solidariedade a família de seus colaboradores que vieram a falecer, caso esse seja o caso.

Em um momento tão delicado é preciso ter o respeito máximo a todos, visando tornar o fim de ano um pouco menos solitário e mais solidário.

Lembre-se de transmitir uma mensagem de esperança

Não há dúvida de que estamos vivendo tempos sombrios. Com a grande segunda onda de transmissão do vírus, o contato social que estava sendo retomado volta aos estágios iniciais, assim como lockdown em diversos estados brasileiros. 

Nesse sentido, muitas pessoas já estão perdendo as esperanças de viver novamente a rotina que tinham anteriormente. 

Por esse motivo, um dos sentimentos mais importantes a serem transmitidos nas mensagens de final de ano 2020 é a esperança. 

Ela precisa estar presente em cada palavra do seu texto, dando aos funcionários a ideia de que para o próximo ano tudo vai estar melhor e que os problemas se resolverão a cada dia. 

Além disso, também é essencial que a empresa trabalhe com honestidade acima de tudo. Para isso, fornecer um panorama geral sobre o estado da companhia, seus ganhos, perdas, lucros e expectativas para o próximo ano é super bacana para fazer com que os colaboradores se sintam incluídos na equipe. 

Essa simples atitude é um grande fator para a motivação, pois gera o sentimento de pertencimento. É através dessa sensação que os colaboradores terão vontade de continuar trabalhando e produzindo em prol da empresa, independentemente do cenário do país. 

Tente quebrar as barreiras de hierarquia 

Toda empresa precisa de um sistema hierárquico para se organizar e trabalhar durante o dia a dia. 

Esse fato é inegável e se faz presente em todos os setores, dos cargos mais baixos de gestão até o alto escalão da companhia. Porém, ao escrever as mensagens de final de ano 2020, procure se livrar desse ideal por alguns momentos. 

Isso porque muitas vezes esse sistema hierárquico faz com que os colaboradores se sintam menos importantes frente a alguns outros funcionários. 

Sendo assim, a sensação de desvalorização tende a crescer, o que não é bacana em nenhum momento do ano. 

Por esse motivo, o mais indicado é tentar a aproximação entre todos. Normalmente isso era feito de forma física, através de reuniões e confraternizações. Porém, no atual cenário esse ideal deve ser transmitido através das mensagens de final de ano 2020. 

Para isso, vale citar os nomes dos diretores e até mesmo pedir que eles façam contribuições com o texto. 

Além disso, citar a importância de cada colaborador de maneira individual, ressaltando  quanto as suas funções são essenciais é bem legal para, mais uma vez, incentivar a reunião e o trabalho em equipe. 

E aí, está preparado para escrever as suas mensagens de final de ano 2020? Anotou todas as dicas? 

Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais conteúdos que vão te ajudar a tornar a gestão da sua empresa muito mais eficaz, eficiente e efetiva em todos os momentos do ano!