Segurados do INSS podem receber dois benefícios ao mesmo tempo

As novas regras do INSS permitem que o segurado possa receber duas aposentadorias oficiais do INSS, contudo, para isso é necessário que ambas sejam concebidas em regimes previdenciários diferentes.

Acúmulo de benefícios

Desde novembro de 2019, quando a Reforma da Previdência entrou em vigor, o INSS conta com novas regras destinadas ao acúmulo de benefícios previdenciários. Antes da Reforma da Previdência, o segurado tinha o direito de receber dois benefícios ao mesmo tempo, como no caso de duas pensões.

Agora, com as novas regras, o segurado poderá receber duas aposentadorias do INSS desde que sejam recebidas em regimes previdenciários diferentes, como por exemplo uma aposentadoria pelo o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e outra pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Além disso o beneficiário poderá receber a aposentadoria mais pensão por morte, contudo a concessão depende de quando os benefícios foram solicitados.

INSS

Situações onde o acúmulo é permitido

Como mencionado anteriormente, o acumulo de aposentadorias é permitida desde que aconteça em regimes previdenciários diferentes.

Um caso muito comum onde é possível receber duas aposentadorias sendo uma em cada regime é no caso do professor que trabalha em escola privada e que também seja servidor público. Para este grupo é possível se aposentar pelo RGPS quanto pelo RPPS).

Ainda é possível o acumulo de pensão por morte mais aposentadoria. Para este caso o segurado vai receber integralmente o benefício que seja de maior valor, o outro benefício com valor menor será proporcional.

Cálculo do acúmulo

O percentual para calculo passa por uma escala de reduções, onde é dividida por faixa de rendimento, limitado ao salário-mínimo.

Podem ser recebidas juntas:

Pensão por morte no caso em que o cônjuge ou companheiro de um regime da previdência social mais outra pensão por morte de regime diverso, ou ainda pensões aliadas às atividades militares presentes.

No mais, também é permitido a aposentadoria rural por idade mais a pensão por morte do trabalhador urbano.

Situações que NÃO permitem acúmulo

Existem casos onde o acúmulo de benefícios previdenciários estão proibidos, vejamos:

  • Salário-maternidade e auxílio-doença;
  • Auxílio-doença + aposentadoria;
  • Aposentadoria e abono de permanência de benefício;
  • Duas pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais;
  • Seguro-desemprego + outro benefício da Previdência, salvo pensão por morte ou auxílio acidente.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.