Abri uma conta em outro banco; posso levar minha chave Pix para lá?

Os usuários do Pix podem levar a chave registrada de um banco para outro. A mudança pode ser solicitada via aplicativo ou internet banking. O Pix é uma nova forma de transferir dinheiro instantaneamente, e é uma alternativa grátis ao Doc e à TED.

A chave Pix é como o endereço da sua conta no Pix, da mesma forma que um número do RG identifica uma pessoa. Para cadastrar a chave, pode ser usado, por exemplo, o CPF, o número do celular ou um e-mail. O CPF não muda, mas um celular e um e-mail podem ser substituídos.

Fonte: Google
Fonte: Google

As instituições financeiras são obrigadas pelo Banco Central a disponibilizar a portabilidade da chave diariamente, das 8h às 20h. Também devem oferecer registro, exclusão, alteração e reivindicação de posse da chave Pix nesses horários.

Você poderá realizar a portabilidade (troca de banco), de duas formas: Quando o cliente ainda não fechou a conta no banco antigo, nesse caso, acesse o aplicativo do novo banco e solicite a portabilidade em um campo específico para realizar essa operação.

Em seguida, o banco antigo vai enviar uma mensagem pelo app pedindo para o cliente, no próprio app, confirmar a mudança. Se você não confirmar em sete dias, a troca não acontecerá, e a chave permanecerá no banco antigo.

Já no caso do cliente ter encerrado a conta no banco antigo, o banco em questão deverá excluir a sua chave (é obrigação da instituição). Na prática, o cliente não pede portabilidade, e sim faz um novo registro de chave no novo banco.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil