Você conhece a estrutura básica de um Departamento Pessoal?

A estrutura do departamento pessoal conta com 3 setores fundamentais e na matéria de hoje vamos listar esses três setores, continue conosco e fique por dentro do assunto. 

O que é departamento pessoal? 

Independente do porte da sua empresa, existe um departamento pessoal, pois, este setor é a chave principal do seu negócio, é através dele que é feito o controle efetivo da folha de pagamento e de todas as demais atividades que estão relacionadas aos funcionários de um negócio. 

A maioria das empresas optam por internalizar esse setor, existem algumas empresas sobretudo as de menor porte, podem optar por terceirizar os serviços do departamento pessoal e deixá-los nas mãos de um contador. 

A maioria das tarefas do departamento pessoal exige cálculos e  muito conhecimento da legislação e isso é de responsabilidade dos contadores. 

A empresa que possui um setor interno estruturado com uma equipe que realize um trabalho focado  no controle desses processos e em estabelecer uma melhor relação entre os colaboradores, está a frente de muitas empresas se tornando um diferencial. 

Pois, com uma equipe especializada para isto, logo a empresa garantirá que os encargos trabalhistas estejam em dia, consequentemente evitando multas e processos, além de assegurar o bem-estar dos colaboradores. 

Agora vamos para o principal assunto da nossa matéria de hoje, confira! 

Estrutura básica do departamento pessoal: 

  • Admissão do Pessoal 

A função deste setor é cuidar do processo de contratação e integração de um funcionário na empresa.

Portanto a equipe responsável tem a obrigação das seguintes tarefas: 

  • Procura pelo profissional no mercado (abertura da vaga de trabalho); 
  • Definição do perfil das vagas; 
  • Avaliação e seleção de candidatos; 
  • Processo de admissão: recolhimento de documentos, registro em carteira, assinatura de contrato de trabalho, registro do novo funcionário nos órgãos competentes. 
  • Compensação de Pessoal 

Quando uma nova pessoa é contratado para fazer parte da equipe da empresa, o setor de compensação pessoal tem a função de controlar todo o fluxo de trabalho dos colaboradores, portanto este setor é responsável por: 

  • controlar a frequência e horas trabalhadas; 
  • fazer pagamento de salários e benefícios;
  • calcular impostos, taxas e contribuições; 
  • se manter constantemente atualizado em relação às mudanças de sua área para poder implantar modificações de forma precisa. 
  • Desligamento de Pessoal 

E por último o setor de desligamento tem a rotina de desligamento e quitação de um contrato de trabalho de um colaborador, portanto suas funções são:

  • cuidar da comunicação da demissão (tanto por parte da empresa como pelo funcionário);
  • fazer o cálculo das verbas rescisórias; 
  • se necessário, representar a empresa nos órgãos oficiais na Homologação (como Sindicatos, Justiça do Trabalho, entre outros). 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laís Oliveira