Inclusão de diversidade na empresa: 10 ONGs e institutos que você precisa conhecer!

Por meio da inclusão de diversidade na empresa, aprendemos a trabalhar as diferenças — e não a separá-las. Descobrimos novas visões, bagagens culturais e experiências que podem ajudar a somar no desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo.

Inclusive, existem dezenas de instituições que já fazem esse trabalho, servindo de inspiração para muitas outras empresas. Neste post, vamos falar um pouquinho sobre 10 delas, como:

  1. Egalitê
  2. Deficiente online (PCD.com.br)
  3. TransEmpregos
  4. Movimento Black Money
  5. Comunidade Empodera
  6. UX Minas Pretas
  7. Transcendemos
  8. EmpregueAfro
  9. Maturi
  10. Banco de Talentos Negros

Confira conosco quais são algumas das principais organizações que realizam a inclusão de diversidade na empresa, e saiba mais sobre a importância disso para o desenvolvimento da sociedade, como um todo!

O que é diversidade nas empresas?

O conceito de diversidade nas organizações não é recente, mas tem ampliado em amplitude e valor na sociedade. É um meio de quebrar barreiras e aproximar as diferenças, sejam elas quais forem. 

Para saber mais a respeito, deixe salva a leitura complementar de outro artigo nosso, que dialoga sobre os meios de trabalhar a diversidade nas empresas!

Qual é a importância da inclusão de diversidade na empresa?

Nas diferenças, reconhecemos potenciais distintos, forças que podem ser somadas e combinadas e agregar perspectivas, experiências e visões diversas para produzir resultados novos e inovadores.

Isso inclui um esforço em valorizar a diversidade de culturas, raças, crenças, orientações sexuais, gêneros, regiões e histórias. Cada indivíduo agrega com a sua bagagem e aplica-a no ambiente de trabalho.

É de se mencionar, também, a promoção voluntária da empresa em realizar esse trabalho. Não apenas por uma questão de inclusão de determinadas minorias, mas como uma visão positiva do que essa força somada tem a oferecer para a empresa, de dentro para fora, e também de fora para dentro.

Quais empresas trabalham com a inclusão de diversidade?

Para saber melhor como a inclusão de diversidade na empresa tem uma força cada vez mais propositiva e ampla, no mercado de trabalho, veja o que algumas instituições têm feito em prol disso!

1. Egalitê

A Egalitê tem um trabalho de conexão entre as empresas e pessoas com deficiência por meio da seleção, capacitação e o acompanhamento dos profissionais. 

Para isso, lida cuidadosamente de um recrutamento assertivo e sempre de acordo com as melhores práticas de inclusão, além da promoção e oferta de cursos gratuitos com o apoio de parceiros.

2. Deficiente online (PCD.com.br)

O PCD Online é conhecido como o maior portal de anúncio de vagas de emprego e banco de currículos exclusivo para profissionais com deficiência. Seu trabalho já tem raízes profundas, na sociedade, com mais de 10 anos de atuação.

Nesse tempo, já acumulou grandes resultados, como:

  • 1.810 empresas atendidas;
  • 27 estados atendidos
  • mais de 360 mil visitantes por mês no site.

Números expressivos que apenas reforçam o valor da inclusão de diversidade na empresa com bons exemplos sobre o assunto.

3. TransEmpregos

Portal de vagas e currículos gratuito, para pessoas transgenero, o TransEmpregos divulga ofertas de emprego e também trabalha com a humanização de espaços e áreas para empresas. Além de dispor de palestras de focadas em conscientização no ambiente corporativo, e também consultoria para o estabelecimento e a manutenção de uma cultura, missão e valores inclusivos.

4. Movimento Black Money

O Movimento Black Money é uma vitrine de profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho. É, também, um ponto de encontro do fortalecimento do networking para a comunidade preta do Brasil.

5. Comunidade Empodera

Já a Comunidade Empodera tem entre os seus objetivos a promoção da diversidade para impulsionar mais sustentabilidade, inovação e eficiência aos negócios. Para isso, opera com enfoque na identificação e no desenvolvimento de talentos jovens — tudo isso, com uma plataforma 100% gratuita para os candidatos às oportunidades profissionais.

6. UX Minas Pretas

O Ux para Minas Pretas é uma iniciativa feita por mulheres negras e para mulheres negras com foco no segmento de trabalho UX. Para isso, ocorrem:

  • ações de formação;
  • empoderamento;
  • compartilhamento de conhecimento;
  • articulação em rede.

Iniciado em 2018, o projeto já impactou mais de 500 mulheres e, aproximadamente, disponibilizou 100 bolsas de estudos — além de palestras e workshops que ajudam a promover a inclusão de diversidade nas empresas.

7. Transcendemos

A Transcendemos atua como uma consultoria para tornar outras empresas mais inclusivas. Para isso, reforça o valor da diversidade em diversos contextos corporativos, como entre os funcionários, entre terceiros, os clientes e também a comunidade geral.

Dessa maneira, a empresa oferece apoio com análises, (como da demografia e clima da organização) e outros trabalhos, como pesquisa de pulso, questionários sobre temas específicos, webinar/palestras, workshops (presencial ou virtual) e rodas de conversa, entre outras estratégias.

8. EmpregueAfro

A EmpregueAfro se apresenta como “uma consultoria em Gestão de Pessoas, Diversidade Étnico-Racial e Inclusão”, promovendo a inclusão de profissionais negros a partir de estratégias focadas em recrutamento e seleção, treinamento, coaching e mentoring.

Vale a pena conhecer mais do projeto nas suas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

9. Maturi

Há cinco anos no mercado, a Maturi é uma plataforma que oferece oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking.

Nesse período, a empresa tem trabalhado na consolidação de mais propostas para profissionais maduros em todo o país, alcançando marcas expressivas, como o reconhecimento pelo SEBRAE e pelo PNUD Brasil no Prêmio Incluir 2017. Em 2018, recebeu o Selo Municipal de Diversidade e Direitos Humanos de São Paulo, na categoria Pessoa Idosa, entre outras conquistas focadas na inclusão de diversidade na empresa.

10. Banco de Talentos Negros

Existe, ainda, o Banco de Talentos Negros que tem como principal objetivo a disponibilização de currículos de profissionais negros para empregadores na área de comunicação. 

Trata-se de uma espécie de vitrine, onde os empregadores visualizam talentos negros e identificam aqueles com o perfil de suas empresas. A própria plataforma se intitula como um ponto intermediário entre profissionais e empregadores.

Com isso, é possível perceber que o Brasil avança em passadas largas por mais inclusão de diversidade nas empresas, mas é uma batalha constante, e que precisa ser cada vez mais valorizada.

Para ajudar a impulsionar a diversidade e abraçar as diferenças com força, compartilhe este post nas suas redes sociais,  para que outras pessoas possam fazer uso de uma ou mais dessas iniciativas!