Final de ano remoto: 5 ideias para festa de confraternização

Final de ano chegando e diante do contexto de pandemia, as festas de confraternização parecem estar canceladas, não é mesmo?

Não! Com um pouquinho de criatividade, uma equipe de Recursos Humanos (RH) empolgada e um bom suporte tecnológico, é possível organizar festividades especiais mesmo estando à distância.

Para te ajudar, separamos 5 ideias para festa de confraternização remota que podem revolucionar os preparativos de final de ano da sua empresa, são elas:

  • compartilhe vídeos e fotos especiais;
  • envie um kit exclusivo;
  • escolha presentes virtuais;
  • organize competições temáticas;
  • organize um happy hour virtual.

Aproveitando o embalo do final de ano e a contagem regressiva para um novo, confira também este outro artigo aqui sobre a escolha do pacote de benefícios para 2021.

Para ver como colocar essas 5 ideias para festa de confraternização remota em prática, continue acompanhando este post. Separamos as principais informações de cada uma das propostas para ajudar a organizar as celebrações de final de ano do seu negócio. Boa leitura!

Por que fazer uma confraternização nesse contexto?

Não é novidade que o ano de 2020 foi bem peculiar. A chegada da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no final do ano passado desestruturou a normalidade social em todo mundo, levando diversos hábitos, condutas e políticas a se adaptarem.

Além da evidente preocupação com a doença (seja pela contaminação ou o bem-estar de amigos e familiares), crise econômica, isolamento social obrigatório, demissões repentinas, dentre outros, o trabalho remoto também passou a ser uma realidade para milhares de trabalhadores.

Justamente por haver tantos problemas, investir em experiências positivas e coletivas, como as festas corporativas de final de ano, é uma forma de renovar os humores e estender um pouco de esperança.

Embora pareça inviável organizar esse tipo de evento à distância, não é. Com algumas boas ideias para festa de confraternização remota, o RH pode melhorar o ânimo da equipe e celebrar as conquistas organizacionais deste ano. 

Assim, mesmo os colaboradores que estão atuando em home office podem participar desse momento especial, e se sentir incluído e reconhecido pelas suas lideranças. 

Ademais, o reforço desses sentimentos de pertencimento e valorização é um forte estímulo para o desenvolvimento de outros como a satisfação e motivação profissional.

A seguir, vamos explorar 5 ideias para festa de confraternização remota, que podem oferecer todas essas qualidade..

Quais as 5 ideias para festa de confraternização remota?

Entendido a importância desse cuidado, principalmente agora diante desse contexto tão negativo, confira a nossa lista com as 5 melhores ideias para festa de confraternização remota.

1. Compartilhe vídeos e fotos especiais

A primeira opção da nossa lista com as 5 melhores ideias para festa de confraternização remota é o compartilhamento de um vídeo ou de algumas fotos especiais.

O projeto audiovisual pode ser feito por meio do registro da decoração do ambiente laboral, dos próprios colaboradores com enfeites temáticos no escritório, dos funcionários que estão no home office, dos kits de natal enviados para os mesmos, das cestas de final de ano, das guloseimas e quitutes que serão enviadas, e assim por diante.

Feito isso, prepare um vídeo divertido, com música e animação, e envie a cada um dos colaboradores de maneira identificada, ou seja, pelo próprio nome. Outra opção criativa para aproveitar esse material é por meio do desenho de caricaturas divertidas e/ou criar montagens para guardar de recordação.

2. Envie um kit exclusivo

Quem não gosta de ganhar presentes, não é? Seguindo esse raciocínio, o RH pode enviar um kit especial com decorações de natal personalizada com a logo da empresa.

Esse kit pode conter cartões dos colegas, guloseimas típicas da época, enfeites de mesa, gorros de papai noel, bolas para árvore de natal, e assim por diante.

Além de passar a sensação de que todos estão vivendo a mesma história e permitir que o funcionário se sinta acolhido e prestigiado, ainda é uma experiência que pode ser compartilhada.

Em outras palavras, o colaborador pode mostrar o recebimento do kit em uma transmissão de vídeo para os colegas por exemplo.

3. Escolha presentes virtuais

Outra possibilidade da nossa lista com as 5 melhores ideias para festa de confraternização remota é a oferta de presentes virtuais.

Ao invés de entregar um reconhecimento material para os colaboradores do escritório e um alternativo para os em home office, o RH deve escolher uma opção em comum.

Além de não parecer favoritismos ou exclusões convenientes, a unificação facilita o trabalho do departamento. Algumas sugestões de presente virtual são vale-presentes, depósitos com bonificações, pacotes de viagem, dias a mais de folga notificados por meio de um cartão eletrônico ou e-mail bem ilustrado, dentre outros. 

4. Organize competições temáticas

A quarta opção dentre as ideias para festa de confraternização remota que vamos explorar neste post, é a organização de competições, mas de maneira saudável!

É indispensável que essas competições possam ser executadas por meio da internet, assim os colaboradores que atuam remotamente também podem participar.

Algumas sugestões de atividades são:

  • a criação de uma decoração de natal mais compatível com os valores do negócio;
  • criar um jingle exclusivo para a empresa;
  • tirar a foto mais engraçada (ou votada). 

No fim, esteja o profissional no escritório ou em casa, o prêmio pode ser disputado de maneira justa. 

Uma competição por presentes especiais como essa sempre acaba despertando a criatividade e o ânimo da equipe, por isso é uma opção bastante interessante.

5. Organize um happy hour virtual

Por fim, a última ideia para festa de confraternização remota é a organização de um happy hour.

O encontro entre as diversas equipes da empresa é sempre um momento importante para estimular a criação de uma conexão mais pessoal, por isso preservar essa experiência, certamente, será um fator admirado pela força de trabalho.

Por isso, o RH deve escolher uma data, preparar e enviar kits com bebidas e aperitivos individuais, disponibilizar um canal de comunicação apropriado, criar convites atrativos, permitir que seja facultativo, preparar algum tipo de atração especial (uma banda com transmissão ao vivo, por exemplo), e assim por diante.

Como otimizar os resultados dessa iniciativa?

Para qualquer uma das opções da lista das 5 melhores ideias para festa de confraternização remota, o incentivo ao uso de redes sociais é fundamental.

Isso porque é uma forma dos próprios funcionários divulgarem com responsabilidade, evidentemente, as iniciativas da empresa. Sejam os kits personalizados, os prêmios, ou mesmo o vídeo comemorativo. 

Tudo que possa trazer visibilidade positiva a imagem do negócio é uma vantagem competitiva no mercado. Por isso, permitir que os funcionários compartilhem informações como essas é bastante estratégico.

Além disso, o atual contexto de pandemia levou as pessoas a criarem continuamente associações mentais negativas e preocupantes, intensificando o medo diante da doença

Justamente pensando nisso, o estímulo ao compartilhamento de experiências felizes nas redes sociais se torna ainda mais relevante.

Portanto, podemos concluir que, embora a nossa lista com 5 ideias para festa de confraternização exija algumas adaptações no cronograma, orçamento e planejamento, o evento em si pode ser fundamental para melhorar o humor e o bem-estar dos colaboradores.

Mais do que uma estratégia de marketing, organizar uma festa de final de ano para a equipe é uma forma de agradecer por todo trabalho e reconhecer o seu valor humano

Curtiu? Já teve alguns insights de como vai organizar as festas da sua empresa? Então, aproveite para seguir a gente nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, compartilhamos ideias e dicas legais assim toda semana!