Os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano

Final de ano chegando e o foco dos colaboradores certamente está nos benefícios especiais da época, estendidos pelas empresas. Mas não se engane, para reter os melhores talentos do mercado no seu negócio, é importante ir além da oferta de benefícios obrigatórios por lei.

Além de preservar uma equipe qualificada, treinada e integrada ao seu propósito comercial, essa oferta ainda afeta os níveis de satisfação da equipe e, consequentemente, da sua produtividade e resultados.

Para ajudar a sua empresa na escolhas desses privilégios, vamos explorar neste post:

  • o que são benefícios corporativos;
  • benefícios obrigatórios;
  • benefícios não-obrigatório;
  • por que oferecer benefícios corporativos;
  • melhores benefícios para os funcionários no fim de ano.

Para entender todos os detalhes e a importância de estender esse conjunto de vantagens diferenciais para o futuro da sua empresa, continue acompanhando este post. Separamos os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano. Boa leitura!

O que são benefícios corporativos?

Antes de explorarmos os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano, vamos entender melhor do que se trata essa oferta diferencial.

Grosso modo, benefícios corporativos são um conjunto de vantagens que uma empresa privada oferece a sua força de trabalho de maneira obrigatória ou não-obrigatória. Entenda as suas diferenças a seguir.

Benefícios obrigatórios

No caso dos benefícios obrigatórios, a oferta do conjunto de vantagens é determinada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para estender direitos fundamentais que preservam a sua dignidade. 

Todo profissional com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada tem direito legal aos seguintes benefícios.

Férias remuneradas

Ao completar 12 meses de trabalho registrado, todos os colaboradores têm direito a férias pagas que podem ser parceladas em até três períodos, desde que em comum acordo entre as partes.

DSR

Todos os colaboradores com carteira assinada têm direito a um Descanso Semanal Remunerado (DSR), que, embora não seja uma regra, costuma ser organizado aos finais de semana.

Vale-transporte

As empresas que atendem ao regime da CLT devem oferecer o vale-transporte, para que o trabalhador se desloque de sua residência até o seu local de trabalho.

Aviso-prévio

A empresa que optar por desligar um colaborador registrado sem justa causa e de forma imediata deve pagar a parcela correspondente ao período de dispensa, ou seja, o aviso prévio.

Seguro-desemprego

Todos os profissionais registrados pelo regime da CLT que tenham sido desligados da empresa sem justa causa têm direito a receber o seguro-desemprego, por 6 meses ou até que encontre uma nova oportunidade de trabalho.

FGTS

Todos os colaboradores registrados devem ter uma conta para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que funciona como um tipo de poupança especial, alimentado pela empresa (depósito de 8% do valor do salário mensalmente).

INSS

A empresa deve direcionar a contribuição do trabalhador registrado para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando garantir o bem-estar do trabalhador por meio da manutenção do salário em casos especiais.

Salário até o 5º dia útil

Todos os profissionais que tenham um contrato de trabalho no regime em questão, cuja remuneração seja mensal, devem receber os seus salários até o quinto dia útil de cada mês.

Abono salarial

Todos os trabalhadores em regime CLT que receba até dois salários-mínimos mensais tem direito a receber um abono salarial, ou seja, PIS/Pasep.

Salário-família

Todos os profissionais registrados que recebam até R$ 1.292,43 e tenham filhos menores de 14 anos ou filhos de qualquer idade com alguma deficiência têm direito a receber ainda um salário-família.

13º salário

A empresa deve pagar a todos os funcionários registrados pelo regime da CLT o equivalente a 1/12 do salário total por mês de trabalho no final de ano, ou seja, um décimo terceiro salário.

O descumprimento de qualquer uma das ofertas pode acarretar em processos e penalizações legais.

Benefícios não-obrigatórios

Já os benefícios não-obrigatórios, são escolhas estratégicas definidas pela equipe de Recursos Humanos (RH) das próprias empresas, com a intenção de incentivar a permanência de colaboradores na empresa ou atrair novos talentos.

Seguindo uma lógica simples, uma empresa que oferece vantagens diferenciais diante da concorrência e que atendam a quesitos importantes para o colaborador tem maiores chances de conquistar a sua simpatia e satisfação. Com isso, a melhora na sua motivação e rendimento se tornam consequências inevitáveis.

A escolha dos benefícios é feita com foco no bem-estar da força de trabalho, porque o RH entende que as necessidades do indivíduo extrapolam o quesito financeiro. 

Para conhecer as suas reais demandas e preferências, assegurando assim, mais assertividade a essa oferta, um estudo criterioso é realizado pela equipe antes de tomar qualquer decisão. 

Confira a seguir algumas das principais opções de benefícios não-obrigatórios.

Plano de saúde

O plano de saúde é um benefício corporativo não-obrigatório extremamente relevante. Além de oferecer um auxílio realmente necessário, principalmente para profissionais que têm dependentes diretos, a empresa ainda estende impressões de cuidado, valor e responsabilidade.

Considerando ainda a situação pandêmica em que vivemos atualmente, esse benefício é um grande diferencial. 

Vale-alimentação e/ou refeição

O vale-alimentação e/ou refeição, diferente do que muito acham, não é um benefício obrigatório por lei, é opcional. Muitas empresas estendem esse auxílio minimizando os altos gastos com a alimentação durante a jornada profissional. 

Portanto, oferecer essa vantagem é uma forma de diminuir o estresse financeiro do funcionário e contribuir em tempos de crise econômica.

Vale-combustível

Algumas empresas dão a possibilidade de trocar o vale-transporte pelo vale-combustível. A finalidade é a mesma, mas a comodidade e conveniência para o colaborador são completamente diferentes.

Curso profissionalizantes

A oferta de cursos profissionalizantes é outro grande diferencial, seja para qualificações técnicas específicas, aprender novos idiomas, desenvolver habilidades cognitivas, conhecer tecnologias inovadoras, ensinar questões socioculturais, e assim por diante. 

Flexibilização da jornada de trabalho

Um benefício corporativo não-obrigatório bastante valorizado é a flexibilidade na jornada de trabalho. Essa vantagem é uma forma de mostrar que a empresa entende que o colaborador também possui pendências pessoais, o que estimula um sentimento de reconhecimento, humanidade e respeito.

Aulas de exercícios físicos e mentais

Algumas empresas oferecem aulas especiais que trabalham os aspectos físicos e/ou cognitivos da sua força de trabalho, tais como academias, yoga, meditação, ginásticas laborais, espaços de relaxamento, e assim por diante.

Mais adiante vamos explorar, em detalhes, os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano, considerando as principais solicitações e queixas da época.

Por que oferecer benefícios corporativos?

Como vimos anteriormente, a oferta de benefícios corporativos visa estender bem-estar a força de trabalho, tendo em mente não só os quesitos humanos como também os comerciais.

As opções são infinitas, por isso é indispensável avaliar as condições da empresa e os pedidos diretamente com os beneficiados.

A escolha dos melhores benefícios para os funcionários no fim de ano ou em qualquer outra época depende, justamente, da sua carência, o que torna o estudo sobre tais demandas essencial para a tomada de decisões.

Além de manter a equipe engajada de uma maneira mais íntima e estimular a sentimento de reconhecimento e valorização por parte da empresa, estender benefícios corporativos é uma forma de atrair novos talentos. 

Isso acontece porque funcionários satisfeitos tornam-se embaixadores do negócio, vendendo voluntariamente uma imagem positiva e atrativa do mesmo no mercado.

Consequentemente, talentos que buscam novas oportunidades passam a considerar a sua empresa como uma forte candidata ou meta profissional.

Em outras palavras, investir no principal instrumento de valor de uma organização, os colaboradores, é a forma mais inteligente de preservar o seu desenvolvimento comercial. 

Ademais, ter uma equipe interessada, comprometida, emocionalmente estável, com saúde mental sólida, dentre outros, mantém o clima interpessoal agradável, intensificando ainda mais a qualidade organizacional.

Quais os melhores benefícios para os funcionários no fim de ano?

Agora, trazendo todo esse conhecimento para a época das festas, que já estão chegando, por que não inovar a oferta de benefícios neste final de ano, otimizar ainda mais o retorno da sua equipe e começar 2021 com pé direito?

Veja, então, a nossa lista com os 10 dos melhores benefícios para os funcionários no fim de ano.

1. Vale-presente

O primeiro dos 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano que vamos explorar neste post é o vale-presente. 

Além da evidente praticidade no tempo para organizar tais bonificações, ainda é uma forma de otimizar o contentamento do beneficiado. Afinal de contas, ele é quem escolherá o que vai ganhar.

2. Confraternização

O segundo benefício da nossa lista é a preparação de uma festa de confraternização de final de ano. 

Além de organizar um momento exclusivo, em que as relações interpessoais são exploradas fora do âmbito laboral, de maneira mais íntima, tranquila e possibilitando a criação de novas amizades, ainda é uma oportunidade de retribuir todo trabalho da equipe por meio de um jantar ou almoço especial.

Aproveitando o envolvimento com o tema, confira também algumas dicas para as festas de confraternização empresarial de final de ano neste outro post aqui.

3. Cesta de natal

Outra opção dentre os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano que vamos explorar aqui é a cesta de natal. Quem não gosta de ganhar quitutes deliciosos e ainda com especiarias típicas dessa época do ano? Pois, é! Esse benefício é certeiro!

Além de demonstrar um cuidado significativo, ainda é uma forma de presentear também a família do colaborador.

4. Pagamento on-demand

O quarto benefício da lista é o salário sob demanda, talvez seja um dos benefícios mais cobiçados pelos trabalhadores. Como o próprio nome sugere, partes do salário podem ser sacadas conforme forem as necessidades financeiras dos colaboradores, de maneira pontual.

Ou seja, além de ajudar a sanar pendências específicas, ainda é um mecanismo inteligente que evita a aquisição de dívidas e mitiga o estresse financeiro. 

Considerando ainda o aumento de gastos dessa época do ano, o salário sob demanda é uma vantagem ímpar.

5. Tempo

O final de ano também é uma época para reunir a família, viajar, descansar, aproveitar as férias coletivas, dentre outros. Um benefício que certamente terá forte aceitação é o tempo, ou seja, mais dias para aproveitar as particularidades dessa época.

Embora possa ser uma oferta que exige ajustes e malabarismos na programação oficial, as empresas que administram esse privilégio conquistam retornos com satisfação expressiva.

6. Bonificações em dinheiro

Outra opção da nossa lista com os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano é a bonificação em dinheiro. Para muitos colaboradores, mais do que ganhar quitutes elaborados ou cestas especiais, o valor em dinheiro pode ser mais importante. 

Aqui vale um reforço para conhecer as reais preferências e demandas da força de trabalho para acertar na oferta do benefício.

7. 13º salário

Assim como vimos, o décimo terceiro salário é um benefício obrigatório por lei, segundo as normas da CLT, e que deve ser realizado no final do ano. Contudo, a lei permite que o valor seja pago em 2 vezes.

Portanto, para potencializar os efeitos desse benefício para o final de ano, a empresa pode oferecê-lo em uma única parcela. Embora exija uma gestão financeira rigorosa, é uma vantagem diferencial.

8. Quiz de Natal

Dos 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano que vamos explorar aqui, este, possivelmente, é o mais criativo. 

O RH pode organizar alguns quizzes especiais e criar uma competição de final de ano. Seja por meio da pôsteres espalhados pela empresa, projeções nas televisões corporativas, e-mail Marketing, dentre outros. 

As perguntas podem explorar conhecimentos gerais sobre a época do ano, reforçando essa festividade. No final, o funcionário que tiver respondido corretamente o maior número de questões ganha um prêmio especial, como viagens, folgas, bonificações, e assim por diante.

9. Kit de Decoração para Home Office

Outro benefício criativo e inclusivo, ainda mais considerando as condições do trabalho remoto e home office, é o envio de kits de decoração personalizados e temáticos.

Os funcionários que estiverem trabalhando fora do ambiente laboral recebem em casa um kit especial de natal. Com isso, pode se manter no mesmo clima do restante da empresa, mesmo à distância, e continuar se sentindo parte fundamental do negócio. 

Algumas sugestões para o kit de decoração:

  • Bolas para árvore Natal personalizadas com a logo da empresa;
  • Guirlandas com uma mensagem assinada pela empresa;
  • Luzes de Natal;
  • Itens personalizados em miniatura para a mesa de trabalho;
  • Touca de Papai Noel com a logo ou as cores da empresa.

10. Vale ceia de Natal

Por fim, a última opção da nossa lista com os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano é a oferta de um Vale ceia de Natal. O RH pode fazer uma parceria com alguma empresa especializada em ceias natalinas e criar um kit especial para os colaboradores.

Assim, os próprio colaboradores buscam o benefício e aproveitam ao lado da família. Pode ser a solução para os que não terão tempo para os preparativos das festas ou um complemento para os demais.

Viu, só? A oferta de benefícios corporativos pode ser uma forma criativa de cuidar da felicidade e bem-estar da sua equipe de trabalho.

Portanto, faça um estudo criteriosos com os seus colaboradores, conheça suas demandas e condições da empresa. Então, consulte nossa lista com os 10 melhores benefícios para os funcionários no fim de ano e ofereça vantagens personalizadas.

Afinal de contas, investir no melhor para a sua força de trabalho é a forma mais inteligente de preservar o crescimento do seu próprio negócio.

Curtiu o post? Então, não deixe de seguir a gente nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn! Compartilhamos conteúdos como esse toda semana. Não perca!