Caixa vai liberar empréstimo fácil para beneficiários do auxílio emergencial

Os brasileiros beneficiados pelo auxílio emergencial vão ter disponibilizados pela Caixa Econômica Federal a partir do ano que vem, uma facilidade especial para conseguirem empréstimo.

Como vai funcionar o empréstimo?

Para realização do pagamento do auxílio emergencial a Caixa acabou abrindo milhões de contas, sendo elas poupanças digitais para diversos brasileiros que inclusive se encontravam na condição de “invisíveis” para o mercado financeiro. Com isso o banco pretende lançar uma espécie de microcrédito para o grupo de beneficiários do auxílio emergencial.

A possibilidade de oferecer o microcrédito já era discutida pela instituição a um certo tempo. Contudo o processo de abertura de tantas contas digitais para pagamento do auxílio emergencial acabou acelerando o processo.

Aproximadamente 33 milhões de brasileiros não eram clientes da Caixa e essa possibilidade de liberar o microcrédito para quem teve a conta poupança aberta para recebimento do auxílio emergencial pode ser um avanço para que milhares de pessoas possam recorrer a um dinheiro extra, caso precisem.

Quando será lançado o microcrédito?

Com o fim do auxílio emergencial se aproximando, a Caixa pretende manter as contas digitais quando tiver terminado o pagamento do benefício emergencial, nesse contexto o banco vai manter a conta digital acrescentada de novos serviços, como o próprio microcrédito. A opção deve estar disponível para os brasileiros no primeiro trimestre de 2021.

Vale lembrar que essa também será uma excelente opção para trazer as pessoas de mais baixa renda a terem acesso a uma conta totalmente digital.