ABRH Brasil completa 55 anos de história

Associação atua para que a Gestão de Pessoas seja um

agente de transformação dentro das corporações

A ABRH Brasil, Associação Brasileira de Recursos Humanos, completa nessa sexta-feira 55 anos de atuação no País, trabalhando continuamente pelo desenvolvimento da Gestão de Pessoas dentro das corporações, levando informação, fomentando discussões, estimulando a troca de experiências e apresentando tendências mundiais de relações humanas com o trabalho. A entidade reúne ainda 23 seccionais, que trabalham de maneira independente, mas integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas.

A associação tem papel atuante desde a sua criação, tanto na promoção de eventos e encontros, como na disseminação das suas mensagens, por meio do seu corpo diretivo. A ABRH Brasil também produz pesquisas, estudos, artigos e cases para estimular a reflexão e o desenvolvimento da gestão de pessoas no Brasil.

“Este ano está sendo extremamente desafiador para o mercado e para as pessoas. A pandemia de COVID 19 nos mostrou como as mudanças podem acontecer de maneira rápida, exigindo respostas ágeis, criativas e muita flexibilidade. O ano nos mostrou também a relevância da ABRH Brasil como uma referência e benchmarking para corporações de diversos tamanhos e realidades. Esta é a prova que os nossos 55 anos de história nos fizeram evoluir, criando uma base sólida para podermos trabalhar na vanguarda do segmento de Gestão de Pessoas”, afirma Paulo Sardinha, presidente da ABRH Brasil.

Evolução da Gestão de Pessoas

Ao longo destes 55 anos a visão e o entendimento sobre a Gestão de Pessoas evoluiu bastante no País. As empresas deixaram de enxergar a gestão dos seus funcionários como administração de pessoal, e passaram a assimilar que a valorização, educação, cultura e engajamento são aspectos essenciais para o sucesso de uma corporação.

“A ABRH Brasil tem um importante papel nesta transformação da área de Recursos Humanos. Nosso trabalho ao longo desses anos foi também mostrar que a Gestão de Pessoas deve estar no C Level das empresas, pois diz respeito ao maior capital de uma companhia, que são os seus colaboradores. E esta visão tem um impacto grande na produtividade e lucratividade, além de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas, com consequências na sociedade. É um círculo virtuoso que deve ser valorizado cada vez mais”, acrescenta Paulo Sardinha.

Breve histórico   

No dia 13 de novembro de 1965, no Instituto Agronômico de Campinas, interior paulista, foi criada oficialmente a Abape – Associação Brasileira de Administração de Pessoal. A fundação aconteceu durante a I Conap – Convenção Nacional de Administradores de Pessoal, que viria a se transformar no maior evento de gestão de pessoas da América Latina e segundo do mundo, o CONARH, realizado anualmente pela associação.

Da cerimônia, participaram 99 administradores de pessoal, como os profissionais de RH eram chamados na época, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro (então Estado da Guanabara), Minas Gerais e Paraná.

Nestas cinco décadas atuando em cenários dos mais adversos – sua criação se deu em plena ditadura militar –, a ABRH Brasil conquistou credibilidade, consolidando-se mundialmente como uma instituição representativa e mobilizadora.

Prova disso é que, em 2004, quando o Brasil sediou o 10º Congresso Mundial de Recursos Humanos, evento bienal promovido pela WFPMA (World Federation of People Management Associations), mais de 4,2 mil congressistas reuniram-se no Riocentro, na capital fluminense, recorde na história do evento.

A ABRH Brasil é filiada à WFPMA – World Federation of People Management Associations, e à FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana. A entidade também é cofundadora da CRHLP – Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa.

Sobre a ABRH Brasil 

A ABRH Brasil, presidida por Paulo Sardinha, está presente em 22 Estados e no Distrito Federal. As seccionais são desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, além de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação. 

Filiada à WFPMA (World Federation of People Management Associations) e à FIDAGH (Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana), a ABRH Brasil é cofundadora e integra a CRHLP (Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa), fundada em 2010.

Contatos – Grupo Printer Comunicação

Eduardo Atalla – eduardo.atalla@grupoprinter.com.br

(11) 5582-1625 / (11) 98193-5907 / (11) 99371-9015

Novembro/2020