Como abrir um escritório de arquitetura?

Você sabe como abrir um escritório de arquitetura? Se não sabe, mas acabou de sair da faculdade, então é hora de aprender. Afinal, essa é uma boa oportunidade para você empreender e começar a trabalhar na sua área de formação.

Mesmo quem já trabalha na área, mas quer empreender e ter um escritório próprio, precisa saber como passar pela burocracia para poder criar a sua própria empresa e avançar no sonho de criar seus próprios projetos.

Mas e aí, como abrir um escritório de arquitetura? É uma tarefa fácil? Vejamos a seguir!

Como abrir um escritório de arquitetura em 5 passos

Veja abaixo um pequeno mapa que ajudará a guiar o processo de abertura de uma firma de arquitetura.

1. Idealize o seu escritório

O primeiro ponto (e normalmente o mais prazeroso) é fazer um planejamento de que tipo de escritório você quer abrir. Nessa parte, é importante colocar todos os seus sonhos no papel e defini-los de maneira racional em objetivos de curto, médio e longo prazo. Para isso, é importante responder perguntas como:

  • Qual o tamanho dos projetos que o seu escritório deverá abordar?
  • O objetivo é fazer grandes condomínios, pequenos projetos individuais ou um misto dos dois?
  • Com quais tipos de clientes seu escritório quer trabalhar: empresas, indivíduos ou administração pública?
  • Você quer assumir a parte criativa dos projetos, a gestão de negócios ou ambos?
  • Qual é a faixa de faturamento que você quer ter no curto, médio e longo prazo?

Com as respostas para essas perguntas, você terá uma espécie de “esqueleto” do escritório que quer construir. Esse conteúdo servirá de base para você na abertura da sua empresa.

É claro que nem tudo que está aí pode se concretizar. Talvez você perceba na prática que queria lidar mais com a gestão do negócio do que a parte criativa. Talvez o mercado não reaja bem ao seu tipo de escritório e você tenha de adaptá-lo para conseguir mais clientes. Seja como for, o ideal é ter uma visão bem definida e agir de modo a concretizá-la, mas com a flexibilidade de adaptar seu sonho quando ele se tornar irrealista.

2. Faça o registro profissional

Se você acabou de sair da faculdade de arquitetura, precisa se registrar junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do seu estado. Isso é obrigatório desde 2010, com a aprovação da Lei nº 12.378.

Apenas com esse registro você pode exercer a sua função e, claro, abrir o seu escritório de arquitetura.

3. Encontre uma sede para o seu escritório

Para que possa fazer o registro do seu escritório de arquitetura, você precisará de um espaço que funcione como sua sede. Isso porque esse endereço deverá estar nos seus registros.

Depois você poderá mudá-los, claro, mas o ideal é tentar encontrar um bom lugar logo no começo. Por isso, busque por uma sede que esteja bem localizada, de forma a permitir que você possa ir visitar clientes sem dificuldades e que eles possam visitar você também.

Além disso, tente pegar um lugar com espaço para futuro crescimento, além de ter custo baixo com aluguel, condomínio e outros elementos.

4. Lide com a burocracia 

Com um espaço para ser a sede da sua empresa, o próximo passo é lidar com toda a burocracia necessária para abrir seu escritório de arquitetura. Confira alguns dos passos a seguir:

  • consulte se o espaço pode receber o seu escritório de acordo com a prefeitura;
  • pesquise a viabilidade do seu nome e marca;
  • registre o contrato social da empresa na Receita Federal;
  • solicite um CNPJ para o seu escritório;
  • obtenha o alvará de funcionamento e Registro na Secretaria Municipal da Fazenda;
  • caso haja, solicite o enquadramento na entidade sindical patronal;
  • cadastre-se para recolher o INSS e FGTS dos colaboradores;
  • regularize-se com o Corpo de Bombeiros local.

Para poder lidar com toda essa parte burocrática, é importante que você esteja de acordo com todas as legislações e obrigações que remetem a um escritório de arquitetura. Se você consultar essa parte com antecedência, poderá se preparar para ser aprovado mais rapidamente e poder começar a trabalhar.

5. Cuide dos processos administrativos

Depois de conseguir abrir seu escritório de arquitetura levando em consideração a parte burocrática, é hora de avançar e cuidar de alguns processos administrativos.

Basicamente, isso inclui o seguinte:

  • criar uma identidade visual para o escritório;
  • decorar o espaço com cadeiras, mesas e o que for preciso para trabalhar;
  • comprar os equipamentos e softwares de arquitetura;
  • contratar funcionários (secretários, arquitetos ou administradores);
  • contratar prestadores de serviço para certas áreas (marketing, contabilidade, limpeza).

Com tudo isso em ordem, você finalmente conseguirá obter os seus primeiros contratos e poderá executar os projetos para começar a faturar.

E aí, aprendeu como abrir um escritório de arquitetura? Se pareceu tudo complexo e você quer facilitar ao máximo esse processo, conte com a gente. Nós somos especialistas no procedimento para abrir empresas e podemos regularizar o seu escritório o mais rapidamente possível.

Se tudo que você quer é começar a criar, entre em contato com o nosso time e saiba como podemos ajudar a realizar o seu sonho!

Fonte: Consultoria RR

Fonte: Fiscal TI