O que é e como ajuda o controle de jornada à distância?

Já imaginou como seria usar o celular para bater ponto?

Aposto que você pensou em toda praticidade, agilidade e eficiência que isso traria para sua empresa.

E realmente, usar um dispositivo tão presente no nosso dia a dia,  seria muito favorável. Afinal, quem não quer otimizar os processos burocráticos dentro de uma empresa.

A boa notícia é que você não precisa apenas imaginar como seria essa possibilidade, pois, o ponto móvel já é uma realidade, e diversas empresas já utilizam essa ferramenta.

Se você ainda não a conhece, continue acompanhando esse artigo, você verá como a tecnologia evoluiu e modernizou as rotinas de trabalho, tornando mais fácil o controle de jornada dos colaboradores.

Veja os principais assuntos que trataremos aqui:

Boa leitura!

banner pontotel controle de ponto online

O que é o ponto móvel?

imagem de uma pessoa digitando em um notebook

O ponto móvel é um modelo de controle de frequência que funciona por meio de dispositivos como celulares e tablets. Ele traz uma maior mobilidade ao controle de ponto e permite que a marcação de ponto seja descentralizada, uma vez que só é necessário um aplicativo para registrar o ponto.

Com isso, as empresas não precisam mais investir em equipamentos caros, para ter um bom sistema de gerenciamento de jornadas. Além disso, ele ainda oferece a possibilidade de acompanhamento em tempo real da jornada de trabalho dos funcionários.

Como funciona o ponto móvel?

Quando falamos em ponto móvel, podemos associá-lo a um relógio de ponto “portátil” todavia, essa modalidade de controle de ponto é diferente. Ele funciona através de um software de registro de ponto, que pode ser utilizado em celulares, tablets e até mesmo computadores.

Isso quer dizer que, como dissemos mais acima, não é necessário comprar um aparelho específico.

Como se trata de uma solução mobile, ao invés da sua empresa gastar tempo e dinheiro com dispositivos fixos e obsoletos, ela investe em um sistema de gestão de ponto completo, que faz a o registro e todo o tratamento das informações.

Atualmente, o ponto móvel já é uma alternativa adotada por diversas organizações, pois além de ser usado para coletar os horários da jornada, esses sistemas também são utilizados para tratar e gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários que atuam na sede ou filiais da empresa.

Quais as formas de registro no ponto móvel?

imagem de uma pessoa mexendo no celular

Um sistema de ponto móvel faz com que a empresa tenha múltiplas formas de registro de ponto.

Podemos destacar como forma principal, os dispositivos móveis como tablet e celular. Todavia, o ponto móvel ainda conta com registro de ponto por computador, QR Code e até mesmo ligação telefônica.

A proposta do ponto móvel é justamente simplificar a marcação de ponto, dando  as empresas mais possibilidades de acordo com suas necessidades.

Veja como funciona cada uma dessas formas de marcação!

Ponto online (Aplicativo para celular ou tablet)

Nessa forma de marcação, é necessário apenas instalar o aplicativo de ponto em um dispositivo móvel para que os colaboradores façam o registro de seu ponto.

Esse modelo de registro de ponto possui a mesma lógica que os demais sistemas,  ou seja os funcionários terão que registrar os horários de entrada, pausa para almoço e saída, mas ao invés de utilizar folhas de ponto ou um relógio de ponto (REP) eles irão utilizar um celular ou tablet.

Para você entender melhor, vamos ver como funciona a marcação de ponto pelo celular no sistema da PontoTel.

Para realizar a marcação, o colaborador precisa acessar o aplicativo do PontoTel e na tela inicial encontrará as opções para marcar o ponto, sincronizar e mostrar pontos batidos.

Para registrar o horário de entrada, pausa para almoço ou saída o colaborador terá que clicar na opção de bater ponto, logo ele será direcionado para a tela onde deverá digitar sua senha pessoal.

Como medida de segurança, o sistema pedirá para ele confirmar sua identidade, após essa confirmação ele poderá escolher qual tipo de marcação ele está realizando: entrada, saída ou pausa para almoço.

Após escolher o tipo de marcação, ele será redirecionado a uma tela para confirmar a marcação por meio do reconhecimento facial ou voz, e pronto, o ponto será registrado com sucesso!

Esse processo dura poucos segundos, e nele o registro é feito de forma fácil e segura.

Veja neste vídeo como é simples a marcação de ponto:

Registro de ponto por computador

No registro de ponto por computador a forma de marcação é semelhante ao ponto no aplicativo, muito simples e prático. Basta que o colaborador acesse o site para bater ponto, digite sua senha, escolhe o ponto a ser batido e pronto. O ponto será registrado com sucesso.

Mas como o ponto por computador pode ser móvel?

O ponto por computador também é uma forma de marcação de ponto móvel justamente pelo sistema funcionar em nuvem. Isso significa que ele é capaz de funcionar em diversos computadores.

Todavia, é importante ressaltar que por questões de segurança, sistemas inteligentes como o PontoTel só permitem que o registro seja feito em computadores devidamente habilitados.

Ponto por QR Code (Código de barras)

Por conta da pandemia do coronavírus, diversas empresas passaram a se preocupar com dispositivos em que muitos colaboradores precisavam tocar. A solução para isso, foi criar um modelo de registro de ponto sem contato.

Nessa modalidade, cada colaborador possui um código de barras único e basta que ele apresente o código ao sistema para marcar o seu ponto.

Ponto por telefone

Essa modalidade é um pouco menos utilizada do que as demais e serve para lugares em que não é possível realizar a marcação do ponto por aplicativo.

Nesse caso, para marcar o seu ponto, o colaborador deve realizar uma ligação telefônica para a central, digitar sua senha de quatro dígitos e confirmar o seu nome.

E para prevenir fraudes, o sistema utiliza a mesma lógica do ponto por computador, ou seja, somente linhas telefônicas autorizadas podem ser utilizadas para marcação de ponto.

Até aqui já deu para perceber que o ponto móvel oferece muito mais flexibilidade do que o controle de ponto tradicional, afinal ele conta com diversas formas de marcação de ponto.

Mas, muitas empresas ainda se preocupam em relação a sua legalidade, por isso vamos tirar todas as dúvidas sobre as previsões da lei agora.

O ponto por celular é permitido por lei?

Sim. De acordo com o artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho, estabelecimentos com mais de 20 colaboradores devem adotar alguma forma de registro de ponto, sendo três opções: manual, mecânico ou eletrônico.

O ponto por celular é um tipo de registro de ponto eletrônico. E nesse caso, deve-se observar as previsões do antigo Ministério do Trabalho, denominado agora por Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Essas previsões, estão destacadas na Portaria 373 que trata sobre os registros de ponto alternativos. Acompanhe!

Portaria 373: O que diz?

A portaria 373, foi sancionada em 2011 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como uma alternativa para regulamentar os novos modelos de sistema de controle de ponto.

Essa portaria foi criada com o intuito inserir novas tecnologias na prática de controle e gestão de jornada de trabalho. Dessa forma, ela instaura regras para a adoção de controle de ponto alternativos, o que é o caso do ponto móvel.

Por isso, ao adotar o ponto móvel na sua empresa, você deve observar todas as especificações desta portaria, e o seu novo sistema deve atender a todos os requisitos propostos por ela.

Veja algumas das especificações da portaria:

  • Os sistemas alternativos de ponto eletrônico não podem restringir a marcação de ponto;
  • É vedado aos sistemas alternativos de controle de ponto a marcação automática de horários;
  • É proibido exigir autorização para a marcação de ponto em casos de sobrejornada (hora extra);
  • A empresa não pode, em hipótese alguma, alterar ou eliminar o registro feito pelos colaboradores;
  • O sistema alternativo de controle de jornada deve estar disponível no local de trabalho;
  • Trazer a identificação do empregador e do empregado, para fins legais;
  • Permitir a extração das informações do registro de ponto e a impressão das marcações realizadas pelos trabalhadores de maneira fiel e inalterável.

Essa portaria ainda traz uma exigência bastante importante, de acordo com ela, as empresas só podem adotar sistemas alternativos mediante autorização da Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Todavia, a maioria dos sindicatos do brasil já possuem previsão para esse tipo de controle de jornada, uma vez que ele é bastante seguro e traz facilidade para as empresas.

Por falar em facilidade, não podemos deixar de responder algumas das principais dúvidas do RH/DP de uma empresa, quando procuram o ponto móvel.

Veja a seguir!

RH: Principais dúvidas sobre o ponto móvel

O ponto móvel é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, pois, além de facilitar o controle de frequência, otimiza o tratamento e gestão das informações do ponto.

Entretanto, o seu uso ainda é uma incógnita para muitas empresas, por isso, respondemos as principais dúvidas a respeito desse assunto!

Como funciona o tratamento no controle de ponto móvel?

Como falamos um pouco mais acima, o ponto móvel é apenas uma das funções dos softwares de ponto. Esses novos sistemas podem ser divididos em três pontas, que são:

  • Registro de ponto;
  • Tratamento de ponto;
  • Gestão de ponto.

O ponto móvel,  possui um tratamento facilitado, uma vez que ao registrar o ponto, a informação já aparece no sistema de tratamento sem que seja necessário algum comando ou extração de informações do equipamento.

Nesse sistema o tratamento é muito mais otimizado, pois além de ter uma interface amigável e intuitiva, o software de tratamento não precisa ser instalado na máquina. Ele pode ser acessado através do navegador e cada pessoa responsável pela gestão de ponto possui o seu próprio login.

Além disso, os softwares contam com ferramentas que facilitam esse processo. O PontoTel por exemplo, possui uma ferramenta chamada “Verificar Folhas”, com ela é possível ver todos os pontos que apresentam alguma inconsistência ou pendência, otimizando assim o tratamento das informações.

E ao final de todo o processo de tratamento e apontamentos, basta exportar as informações para o sistema de folha de pagamento. Facilitando ainda mais o processo de fechamento de ponto.

Qualquer empresa pode adotar o ponto móvel?

Qualquer empresa pode adotar o controle de ponto móvel, desde que autorizado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Após verificar essa informação com o sindicato da sua categoria, basta procurar um sistema que atenda todas as regras da Portaria 373 e, da portaria 1510 também, pois é ela quem trata das exigências do sistema de tratamento de ponto.

Quanto custa o registro de ponto móvel?

O registro de ponto móvel possui um custo-benefício melhor do que os relógios de ponto tradicionais. Geralmente, esse modelo de controle de ponto apresenta planos mensais, semestrais ou anuais que variam de acordo com o tamanho da empresa.

Além disso, ele reduz custos pois, para utilizá-lo a empresa não precisa comprar um aparelho específico, nem mesmo arcar com manutenções no equipamento. O sistema funciona em nuvem e o aparelho utilizado será somente o “meio” para marcar o ponto.

O ponto móvel é seguro?

A segurança do ponto por aplicativo também é uma das maiores preocupações da empresa. E sim, não só a marcação, mas todo o software é seguro.

Isso porque para funcionar, o sistema deve seguir todas as recomendações da Lei Geral de Proteção de dados, da Consolidação das leis do Trabalho e das portarias 1510 e 373 do MT.

Agora, falando de marcação de ponto, pode ficar tranquilo, apenas aparelhos autorizados podem ter essa funcionalidade.

Além disso, no momento do registro do ponto são capturadas a geolocalização e a biometria facial do colaborador, isso garante que o ponto está sendo marcado em um local correto e confirma a identidade de quem está batendo o ponto.

E não para por aí,  um sistema robusto como o PontoTel, além de passar por auditorias ainda possui 6 medidas de segurança. Então podemos concluir que sim, o ponto móvel é totalmente seguro!

Qual é a diferença do ponto móvel para o relógio de ponto?

Até aqui falamos sobre como funciona o ponto móvel, o que diz a lei e quais suas formas de marcação. Mas, antes de citar as vantagens desse sistema precisamos falar sobre a diferença dele para os modelos mais convencionais. Vamos lá!

O ponto eletrônico tradicional, é um sistema que utiliza um relógio de ponto fixado nas dependências da empresa para registrar as marcações dos funcionários.

Dessa forma, toda vez que um colaborador entrar ou sair da empresa ele terá que se deslocar até o local onde fica o relógio de ponto para registrar sua presença. Esse registro pode ser feito por biometria, senha individual ou cartão de ponto.

A principal desvantagem do relógio de ponto eletrônico é que ele necessita de um sistema complementar para fazer o tratamento das informações coletadas, e muitas vezes o sistema complementar não realiza a integração das informações em tempo real.

Ou seja, a empresa precisa esperar até o fim do mês para coletar as informações e realizar a gestão e tratamento do ponto.

Já os sistemas virtuais ou controle de ponto alternativo são o oposto.

O sistema de ponto móvel não possui apenas um tipo de registro de ponto, ou seja as marcações dos horários podem ser registradas por computador, tablet e celular. Facilitando assim não apenas o controle mas também a  captação.

Todas as informações de registro são enviadas em tempo real para o sistema de gestão e tratamento de ponto, e ficam disponíveis para apreciação em qualquer momento.

Preparamos uma tabela que mostra as principais diferenças entre o ponto móvel e o REP. Confira!

Essas são algumas das principais dúvidas que aparecem quando as pessoas desejam conhecer mais sobre o ponto móvel. Entretanto, tem uma outra dúvida que surgiu em decorrência do aumento do home office no Brasil nos últimos meses.

Por isso, separamos um tópico especial para falar sobre isso, veja a seguir!

Como funciona o ponto móvel no home office?

imagem de uma pessoa com um notebook

No Brasil, trabalhar no escritório durante o horário comercial ainda é a prática predominante do mercado de trabalho.

Todavia, com a pandemia do coronavírus, essa realidade mudou e diversas empresas optaram por trocar o trabalho presencial para o home office, o que neste momento traria mais segurança aos seus funcionários.

Com essa mudança repentina, diversas empresas abriram mão de controlar a jornada dos colaboradores, mas você sabia que não é necessário?

Com o ponto móvel, é possível manter o controle de jornada a distância. E ele traz diversos benefícios, não somente para sua empresa, mas também para os colaboradores.

Agora, na prática você sabe como funciona o trabalho home office e como as empresas fazem para manter o controle dos horários de trabalho e a produtividade de quem está longe do escritório?

Vou te explicar!

Home-Office e teletrabalho

O teletrabalho, também conhecido como trabalho remoto ou home office, é o trabalho executado à distância ou seja, fora do escritório.

Mas, é importante ressaltar que nem todo home office pode ser considerado teletrabalho, isso porque, para ser classificado como teletrabalho é necessário contemplar alguns aspectos da lei.

O teletrabalho só foi regulamentado com a Reforma Trabalhista, e de acordo com o artigo 75-C, é necessário que no contrato de trabalho conste que se trata desta modalidade. Além disso, o contrato também deve ter outras previsões como:

  • Atividades a serem realizadas pelo funcionário;
  • A quem se refere a responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado.

No caso do home office devido a pandemia do coronavírus, ele não é considerado teletrabalho, pois, as empresas somente mudaram a sua operação.

Isso quer dizer que, se não for feito nenhum outro acordo, os horários de trabalho permanecem como eram no trabalho presencial, inclusive a marcação de ponto.

Mas se as empresas utilizavam o relógio de ponto, como elas podem fazer para acompanhar a produtividade desses funcionários, ou até mesmo controlar as jornada de trabalho deles?

É então, que entra a migração para o controle de ponto móvel, para manter tudo funcionando da forma correta.

Jornada de trabalho no home office

Por muito tempo a gestão de equipes que trabalham fora da empresa foi um verdadeiro desafio, principalmente quando falamos sobre gerenciamento da jornada.

Certamente, com os sistemas de controle de ponto fixos essa tarefa fica impossível. Mas como vimos acima, isso mudou, e hoje com o auxílio da tecnologia a gestão de ponto se tornou muito mais fácil.

Gerenciar a jornada desses funcionários por exemplo, já não é um problema para as empresas que utilizam um sistema de controle de ponto móvel.

Basta que a empresa cadastre as jornadas dos colaboradores no sistema, defina qual será o meio móvel para bater ponto e habilitar os aparelhos dos funcionários.

Dessa forma, todos irão conseguir realizar sua marcação de ponto a distância, e a empresa conseguirá acompanhar o dia a dia de seus funcionários.

Agora sim, falamos sobre os principais aspectos do ponto móvel e com certeza você já está familiarizado com o sistema de ponto alternativo. Mas antes de finalizarmos, quero te mostrar todas as vantagens dessa forma de marcação de ponto.

Quais as vantagens de adotar o ponto móvel?

Uma das maiores vantagens do ponto móvel é que ele funciona online, e isso permite que tanto os gestores quanto o setor de recursos humanos possam monitorar as informações durante todo o mês.

Entretanto, essa não é a única vantagem, podemos observar muitas outras, separei aqui para você mais 5 vantagens desse tipo sistema:

  1. Otimiza a gestão de ponto;
  2. Acompanha a jornada em tempo real;
  3. Melhora a produtividade;
  4. Reduz custos;
  5. Traz mais transparência para a relação de trabalho.

Otimiza a gestão de ponto

Imagine que uma empresa de 500 funcionários utiliza um sistema de ponto antigo, que precisa de outros sistemas auxiliares para completar todo o processo de fechamento de ponto.

Todo final de mês, a equipe de RH precisa se desdobrar para revisar todas as informações, calcular as horas trabalhadas, faltas, atrasos, inserir pontos faltantes, calcular horas extras e enviar tudo isso para folha de pagamento.

Podemos perceber que essa equipe terá um final de mês muito exaustivo, uma vez que terá que calcular o folha de ponto de 500 colaboradores em diversos sistemas e provavelmente tendo que ficar até mais tarde, para tratar as informações do ponto.

Parece uma coisa atípica, mas muitas empresas brasileiras ainda vivem essa realidade.

Agora, imagine a praticidade que essa empresa teria caso adotasse um sistema de controle de ponto alternativo?

Na prática ela não precisaria esperar até o fim do mês para coletar as informações das jornadas de trabalho, uma vez que esses sistemas enviam em tempo real cada marcação feita pelos colaboradores da empresa.

Mas não é apenas essa a vantagem, o controle de ponto evoluiu e hoje é muito mais que uma simples ferramenta de controle de horas trabalhadas. O sistema PontoTel, por exemplo possui mais de 30 relatórios que auxiliam na gestão estratégica das empresas.

Mas o que isso quer dizer?

Bom, significa que esses relatórios possibilitam gerenciar informações como quantidade de horas extras, quem são os colaboradores que mais atrasam ou faltam, dispensas, férias, banco de horas e muitas outras informações importantes para a gestão de uma empresa.

O PontoTel faz a junção entre a gestão de pessoas e a gestão de jornada, tudo em um único  lugar, reduzindo assim tempo com as tarefas operacionais, erros de cálculo e estresse no fechamento de ponto.

banner pontotel folha de pagamento

Melhora a produtividade

Muitas empresas vivem em busca de formas para aumentar a produtividade de seus colaboradores. Todavia, a resposta nem sempre é fácil, principalmente quando essas empresas possuem uma visão equivocada do que é produtividade.

A primeira observação que devemos fazer sobre esse tema, é que existe diferença entre trabalhar muito e ser produtivo no trabalho e realizar muitas horas extras.

Quando o colaborador fica muito tempo a mais em seu trabalho, nem sempre quer dizer que ele está sendo produtivo.

Na maioria das vezes ele apenas está sobrecarregado e isso pode indicar uma necessidade de contratar novos profissionais, ou até mesmo que sua empresa precisa investir em tecnologia para otimizar os processos burocráticos da organização.

Eu imagino que você deve estar se perguntando como medir se seus funcionários estão sendo produtivos ou estão sobrecarregados.

A resposta para essa pergunta não é tão simples, mas investir em ferramentas de controle de jornada e realizar uma pesquisa de clima organizacional é uma boa forma de começar a medir a produtividade.

No exemplo que vimos acima, da empresa com 500 funcionários que realiza o controle de jornada dos funcionários com um sistema arcaico, ficou fácil identificar que o problema das horas extras e estresse do RH era o sistema que eles utilizavam para fazer o registro e o tratamento do ponto.

Mas agora imagine uma situação que não envolva um sistema ultrapassado ou obsoleto, como a empresa poderia identificar que um funcionários ou equipe está desmotivada?

Lembre-se, funcionários desmotivados costumam produzir 50% a menos do que um motivado. Outro ponto importante é que funcionários insatisfeitos costumam dar sinais de desmotivação, seja com faltas injustificadas ou atrasos recorrentes.

Por meio de um sistema eficiente de controle de ponto, sua empresa consegue identificar tanto a sobrecarga de equipes, o que pode gerar mais horas extras, quanto problemas de absenteísmo que pode indicar improdutividade ou desmotivação.

No sistema PontoTel, é possível extrair um relatório com índices de absenteísmo, nele você pode identificar situações como:

  • Faltas
  • Atrasos
  • Saídas antecipadas
  • Ausências injustificadas
  • Dispensas

Todas elas refletem diretamente na produtividade da sua empresa e podem te dar boas informações, para poder agir estrategicamente.

Reduz custos

Quando falamos de controle de jornada, podemos destacar duas situações que fazem a empresa ter altos custos: a falta de controle, e a utilização de sistemas arcaicos.

A falta de controle traz sérios riscos para sua empresa, uma vez que ela fica sujeita a receber processos trabalhistas e não tem como comprovar sua defesa. Além disso,  os colaboradores também podem fraudar as informações da jornada, fazendo a empresa arcar com custos de horas inexistentes.

Nesse caso, ainda a empresa perde dinheiro, já que os funcionários podem faltar ou se atrasar mais do que o convencional, sem receber nenhum tipo de desconto. Sem controle, como a empresa poderá efetuar esse cálculo na folha de pagamento?

Por isso, um sistema de ponto inteligente além de evitar que sua empresa perca dinheiro ainda reduz custos.

Agora, falando sobre sistemas arcaicos, temos uma redução de custos operacionais e otimização de tempo.

Se a sua empresa utiliza um controle de ponto eletrônico convencional, você sabe que esse tipo de equipamento, além de ser caro, precisa de constantes manutenções e de softwares complementares para a realização da gestão do ponto.

O custo operacional de um relógio de ponto biométrico ou mecânico é bastante alto, isso sem contar a manutenção e a contratação do software para tratamento. Se pararmos para analisar o custo com o relógio de ponto é consideravelmente maior do que o de um ponto online.

Em contrapartida, o controle de ponto móvel não apresenta custos com softwares, licenças ou atualizações, a sua empresa contrata o serviço que melhor se enquadra em suas necessidades, e só precisa de um dispositivo para fazê-lo funcionar.

Acompanhamento em tempo real por computador e aplicativo

O acompanhamento em tempo real, é uma das maiores vantagens do ponto eletrônico digital. Isso quer dizer que no momento em que o colaborador registra o ponto, a informação já aparece no painel de acompanhamento.

Então, a sua equipe de RH pode acompanhar, quais funcionários já iniciaram o expediente, quais estão atrasados, realizando horas extras entre outras informações.

Se a sua empresa tem uma operação descentralizada essa função é ótima para identificar se o colaborador já chegou no local de trabalho combinado.

Em resumo, o seu RH pode acompanhar todas as jornadas em tempo real em poucos cliques sem precisar fazer nenhuma locomoção ou ligação.

Traz mais transparência para a relação de trabalho

Você sabia que a transparência é um dos fatores que contribuem para a retenção de talentos de uma empresa?

Sim, quando a empresa age de forma transparente com o colaborador suas queixas em relação ao trabalho diminuem e eles se mostram muito mais satisfeitos.

E como o controle de ponto ajuda nisso? 

Com o controle de ponto online, é possível que os colaboradores tenham acesso às informações de sua jornada, e eles mesmos podem fazer o acompanhamento de suas horas trabalhadas e identificar quais os momentos em que fazem mais ou menos horas do que o previsto em seu expediente.

Além deles possuírem também essa informação, eles estão seguros de que a empresa utiliza um bom meio de controle e todas as suas horas serão devidamente computadas e calculadas, evitando diversos erros em seu pagamento mensal.

Viu só, essas são apenas algumas das vantagens do sistema de ponto móvel, além dessas ele possui muitas outras como:

  • Possibilidade de banco de horas;
  • Possibilidade de jornadas flexíveis;
  • Regras de cálculo diferenciadas;
  • Cálculo automático de jornadas;
  • Cálculo de horas extras e adicional noturno.

Quer conhecer mais vantagens de um sistema de ponto móvel e saber como ele funciona na prática? Agende agora mesmo uma demonstração com um consultor PontoTel, ele irá te mostrar todas as vantagens e como um controle de ponto pode ajudar sua empresa!

Pontotel é a solução ideal de ponto móvel

relogio de ponto telas pontotel

Você sabe como o PontoTel surgiu? Vamos resumir essa história para te mostrar o quanto o sistema funciona bem como ponto móvel.

A idéia inicial do sistema PontoTel, era possibilitar o controle da jornada de trabalhadores domésticos, afinal, ninguém quer ter um relógio de ponto grudado na parede de casa, não é mesmo?

A partir desse pontapé inicial, a empresa se especializou e evoluiu ainda mais, se tornando um software de ponto completo e robusto,com diversas soluções e ferramentas e focado em soluções corporativas para gestão de ponto.

Hoje em dia, a PontoTel tem como seus principais clientes grandes empresas, inclusive as mais inovadoras em tecnologia e gestão de pessoas. Então podemos afirmar que a empresa não teria clientes que acreditassem em sua solução se não tivesse a melhor das tecnologias.

É por isso que hoje o sistema possui diversas formas de marcação de ponto, mais de 30 tipos de relatórios, e diversas ferramentas que otimizam a gestão de ponto de uma empresa.

Afinal, não basta apenas ser móvel, precisa ser completo, então além da sua empresa poder utilizá-lo para marcação de ponto, também pode utilizar em toda a sua estratégia de gestão, com gerenciamento de jornadas, escalas, cálculo de horas, banco de horas e registro de ponto.

O gerenciamento pode ser feito de qualquer lugar por computador e aplicativo, então se sua empresa possui diversos estabelecimentos ou funcionários remotos, é possível acompanhar tudo o que acontece mesmo com toda distância.

Conclusão

imagem de uma mulher tomando um café enquanto mexe no celular

Nesse texto, explicamos o que é o Ponto Móvel, como ele funciona e como ele pode ajudar a sua empresa a otimizar processos.

Lembre-se que após esse período, a tendência do mercado será a flexibilização e o abandono de padrões, e só utilizando uma ferramenta tão acessível como um controle de ponto móvel é possível garantir a segurança e a organização de sua empresa.

Se você já aderiu ao home office na sua empresa, mas ainda não tem um controle de ponto, nós te ajudamos com isso, solicite uma demonstração gratuita do sistema da PontoTel no formulário abaixo!

Aline Fernandes, é jornalista, especialista em marketing digital e redatora do blog da PontoTel sobre Recursos Humanos e Administração de Empresas.

Fonte: PontoTel

Fonte: Fiscal TI