Como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões?

A tomada de decisão no ambiente corporativo é uma linha tênue entre o fracasso e o sucesso. Empresas que tomam boas decisões estão sempre à frente dos concorrentes e o grande segredo é saber como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões. 

Empresas que conseguem investir nessa tomada de decisão colaborativa potencializam as chances de sucesso da organização. Isso porque nesse modelo existe um envolvimento ativo dos colaboradores no negócio.  

Gerando mais confiança na equipe, sem contar que aumenta a moral e o engajamento dos envolvidos. Uma vez que, esses profissionais se sentirão parte importante do futuro da empresa.  

Mas como é possível engajar os colaboradores no processo de tomada de decisões na empresa? Neste artigo vamos falar sobre: 

  • O que é tomada de decisão colaborativa?; 
  • Quais as vantagens da tomada de decisões colaborativa?; 
  • Como implementar a tomada de de decisões colaborativa?;

Se você quer saber como tomar decisões mais assertivas e quer incluir seus colaboradores nesse processo, siga em frente nesse artigo e boa leitura! 

O que é tomada de decisão colaborativa?

A tomada de decisão colaborativa se entende por um processo que descentraliza as escolhas da organização. 

Ou seja, se num modelo tradicional apenas o líder tem voz e é quem dita todos os rumos da companhia, na  tomada de decisão colaborativa profissionais distintos são envolvidos e têm voz para impactar nas decisões. 

Isso quer dizer que o processo se torna mais horizontalizado e é assim como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões. 

Quais as vantagens da tomada de decisões colaborativa?

Segundo uma pesquisa do Opinion Box e a Locaweb, entre 10 gestores, 6 consideram como muito difícil o processo de tomada de decisão. Nesse cenário de dúvidas, medos e incertezas na hora de decidir, a decisão colaborativa, então, é uma boa opção. 

Afinal, descobrir como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões pode diminuir as pressões sobre uma pessoa só e tornar as escolhas mais assertivas. Com a decisão colaborativa é possível: 

  • Aumentar os níveis de engajamento;
  • Potencializar a integração da equipe;
  • Criar um ambiente propício para o compartilhamento de ideias;
  • Eliminar possíveis barreiras na comunicação entre o líder e a equipe;
  • Realizar mudanças de forma mais rápida e eficaz;
  • Crescer profissionalmente; 
  • Aproveitar melhor os talentos; 

Cada uma dessas peculiaridades trazidas pela tomada de decisões colaborativa pode influenciar diretamente nos resultados e no sucesso da empresa. 

Aumentar os níveis de engajamento

Ao ser ouvido o colaborador se sente parte importante para o sucesso da empresa. A consequência disso é um profissional mais disposto e consequentemente engajado com o que a empresa propõe. 

Conheça 5 estratégias para desenvolver um time comprometido com o negócio em nosso artigo sobre o tema clicando aqui

Potencializar a integração da equipe

Ao saber como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões o gestor consegue estimular a integração dos funcionários. Isso se dá, pois, pessoas distintas estarão participando do processo de decisão e que estão mais próximos do dia a dia da empresa. 

Criar um ambiente propício para o compartilhamento de ideias

Com certeza você já ouviu falar que duas cabeças pensam melhor que uma, não é mesmo? 

No caso da tomada de decisão colaborativa cria-se um ambiente muito oportuno para que os profissionais possam trocar experiências e ajudem efetivamente para que as decisões da empresa sejam um sucesso. 

Eliminar possíveis barreiras na comunicação entre o líder e a equipe

Muitas vezes a imagem do chefe é do “poderoso”, aquele que tem a última palavra e decide tudo, mas esse cenário não é visto com a tomada de decisões colaborativa. 

Por meio dela se elimina essa barreira criada na comunicação pela hierarquia e todos têm o direito de opinar e propor novas ideias. Assim, todos se tornam parte integrante da empresa.  

Realizar mudanças de forma mais rápida e eficaz

Acontece muito de uma pessoa só demorar mais para resolver um problema. 

Porém, na gestão colaborativa, como diversos colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões, se potencializa o processo de encontrar soluções de maneira mais rápida e até mesmo eficaz. 

Já que reunindo diversos profissionais, com suas experiências e habilidades, fica mais fácil reunir diversas possibilidades e opções que uma pessoa só não seria capaz. 

Crescer profissionalmente

Quando a empresa descobre como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões ela cria uma engrenagem onde o crescimento profissional é a consequência desse processo. 

Dado que, haverá um grande brainstorm e o fluxo de informações gera conhecimento e aprendizado e acaba contribuindo para que todos os envolvidos se desenvolvam no sentido pessoal e profissional. 

Aproveitar melhor os talentos

Muitas vezes um talento acaba sendo ocultado e escondido na empresa. 

No entanto, quando a empresa descobre como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões acaba abrindo espaço para que eles se mostrem e exponham suas habilidades e ideias num sentido mais concreto. 

Fugindo assim, um pouco da rotina onde ele segue apenas as suas atribuições. Isto é, na tomada de decisões colaborativas o talento participa mais efetivamente das escolhas. 

Como implementar a tomada de de decisões colaborativa?

Como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões? É imprescindível para tornar essa realidade factível criar estímulos para que eles se envolvam nesse processo. 

Abaixo selecionamos algumas opções que podem fazer com que isso se torne parte do dia a dia da empresa. 

Caixinha de sugestões

A boa e velha caixinha de sugestões. Esse método pode ser antigo, mas pode ser um bom estímulo para que os colaboradores se sintam mais participativos para opinar sobre assuntos diversos. 

Desde questões salariais, pacotes de benefícios, flexibilidade trabalhista e outros. Uma forma de demonstrar que você leva em conta a opinião dos seus colaboradores é aplicando as possíveis sugestões e ideias expostas por meio da caixinha. 

Reuniões periódicas

Se você possui uma empresa de pequeno ou médio porte, faça reuniões semanais, ou quinzenais com seus colaboradores para deixá-los a par da realidade da empresa e dos próximos passos que ela deve seguir. 

E não só isso, abra esse momento para que todos possam dar sugestões, opiniões, para que assim seja mais fácil tomar decisões que de alguma forma impactem positivamente seus colaboradores posteriormente. 

Quando você os ouve consegue ser mais assertivo para fazer as coisas funcionarem. 

Criação de comitês 

Essa é uma ótima opção para empresas que já se desenvolveram e possuem inúmeros funcionários. É claro que nesse caso se torna impossível ouvir e considerar a opinião de todo mundo para tomar uma decisão. 

Então, um comitê pode ser uma alternativa viável já que cada área pode escolher um representante, que consolidará as opiniões e sugestões de todos daquele setor na tomada de decisão geral. 

Integração na execução dos projetos

Outra ação de como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões está na integração de diferentes áreas na condução dos projetos. Cada profissional tem sua expertise e envolver pessoas de áreas distintas pode criar diálogo, fomentar novas ideias e muito mais. 

Sendo assim, a cada projeto tente incluir nas reuniões de planejamento estratégico profissionais de diferentes áreas. Dessa forma, com certeza a produtividade e a evolução do negócio será perceptível rapidamente. 

Proponha competições de propostas e ideias

A competitividade no trabalho pode ser favorável a empresa se bem utilizada.  Mas como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões no sentido competitivo? É muito simples, comece a propor concursos que premiam a melhor ideia. 

Essa é uma forma de engajar o colaborador e principalmente estimulá-lo a participar com sugestões e ideias tendo como meta alcançar os prêmios previamente sugeridos. Assim, a empresa instiga seus profissionais a serem colaborativos no sentido das tomadas de decisão. 

Dê o primeiro passo, seja colaborativo!

Que empresa não deseja ter profissionais proativos e que literalmente “vestem a camisa da organização”? Não é nenhum absurdo dizer, aliás, que o sucesso da empresa depende e muito desse engajamento dos colaboradores. 

Contudo, se torna impossível atingir essa realidade se a empresa não se mexe. 

Manter uma gestão centralizadora, onde uma pessoa só assume todas as responsabilidades é um erro no mercado atual. Não só pela sobrecarga que esse líder terá, mas pela falta de inovação e escassez de novas ideias diante da sua gestão. 

É por isso que saber os caminhos de como colaboradores podem auxiliar na tomada de decisões pode ser um grande diferencial competitivo. 

Uma vez que o universo das propostas e ideias se amplia e os colaboradores passam a ter uma voz ativa nas escolhas da empresa. 

E assim, como pudemos ver neste conteúdo, a tendência é que a comunicação seja mais fluída, a produtividade elevada e a troca de conhecimento potencializada. 

E nesse cenário, não só a empresa chega perto de obter o sucesso, mas também permite que seus profissionais cresçam, devido ao seu grande envolvimento nas tomadas de decisão.  

Entendeu a importância dos colaboradores na tomada de decisões das empresas? Então, compartilhe esse artigo nas redes sociais e contribua para que mais companhias deem o devido valor aos seus colaboradores.